Dionísio - MG

Colar Metropolitano do Vale do Aço

Dionísio - MG

A cidade de Dionísio faz parte do colar metropolitano da Região do Vale do Aço e está a 190 Km ao leste da capital Belo Horizonte.

A história da formação do povoado, inicialmente chamado de Areias, é bem diferente da maioria dos municípios de Minas que se formavam, principalmente pela busca de ouro e metais preciosos. Além dos nativos Botocudos que já habitavam a região, a história conta, que o soldado Dionysio, fugindo de Ouro Preto com a sua mulher, se fixou como primeiro morador e pouco tempo depois, sua esposa veio a falecer sem saber que o seu marido teria assassinado o seu pai.

O soldado Dionysio começou a plantar na região inicialmente para sua subsistência, mas a fertilidade da terra começou a atrair novos agricultores para cultivar café e cana de açúcar, formando o povoado de Areias em meados do século XIX, que mais tarde, em homenagem ao soldado, o povoado se tornou conhecido como Dionísio.

Em 1.882 se transformou distrito de Itabira e em setembro de 1.920 passou a ser distrito de São Domingos do Prata com o nome de São Sebastião de Dionísio.

Em 27 de dezembro 1.948 se emancipou com o nome de Dionísio, ficando com um domínio territorial de 339,3 Km2, com altitude mínima de 260m próximo ao Rio Doce, máxima de 910m no alto da Trindade e 350m no centro da cidade.

São distritos de Dionísio: Baixa Verde e Conceição de Minas.

O acesso a cidade de Dionísio pela BR 381 pode ser feito por Nova Era e Jaguaraçu seguindo pela MG 320 e Timóteo pela LMG 760. O acesso pela BR 262 pode ser feito por São José do Goiabal ou São Domingos do Prata.

O município é banhado pelos rios Doce, Mombaça e muitas lagoas como: Jacaré, Aguapé, Lagoa Verde, Almecega, Timburé, Malba e outras.

Os municípios que fazem divisa com Dionísio são: Pingo D’Água, Córrego Novo, São José do Goiabal, São Domingos do Prata e Marliéria.

Economicamente a cidade de Dionísio tem a agropecuária como a sua maior fonte de riquezas com destaque para a silvicultura e pecuária, mas a produção de hortaliças, mel, grãos e pequenos animais também são representativos. O artesanato em couro e bordados complementam a receitas assim como a prestação de serviços.

A rodovia LMG 760 que corta o município ao leste, ligando as Rodovias BR 262 e BR 381, uma promessa política desde 1.980, agora falta muito pouco para se realizar e poder dar novos rumos ao município que, neste longo período de construção, virou palanque de políticos e inspiração para criar piadas que eu não posso perder a oportunidade de contar uma delas.

“Um dos carros da comitiva de um dos governadores que já vieram inaugurar o início das obras da LMG 760 estava perdido em um ponto da estrada, parou perto de um vaqueiro e perguntou:

_Amigo sabe me dizer para onde vai esta estrada?

O homem olhou para um lado e para outro da estrada, tirou o chapéu, coçou a cabeça e disse:

_Olha moço, num sei não, mas se ela for mermo eu vou ficar com muita sardade!”

Isso é que é mineirisse.