Jequitibá, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Jequitibá, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Jequitibá, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Jequitibá, pode ser feito pela rodovia BR 040 passando por dentro de Sete Lagoas e seguindo pela MG 328 com trajeto total por 114 Km até a capital Belo Horizonte.

O povoado que deu origem a cidade de Jequitibá surgiu na rota dos bandeirantes a partir de 1670 e é um dos 10 primeiros distritos fundados por Borba Gato que pertencia a região de Sabará com o nome de Santíssimo Sacramento da Barra do Jequitibá.

Em 1867 chegou a ser sugerido a mudança da capital do estado de Minas gerais de Ouro Preto para Jequitibá, mas a iniciativa perdeu forças pelas dificuldades que a mudança acarretaria.

Em 1869 a região foi transferida para jurisdição da cidade de Sete Lagoas e tem a senhora Pulquéria Maria Marques como a primeira desbravadora que chegou para se fixar, as margens de uma lagoa próximo a foz do ribeirão Jequitibá, em 1870, com seus cinco filhos e muitos escravos.

Dona Pulquéria, o coronel Domingos Diniz Couto e sua mulher Francisca Diniz Couto, também proprietários de sesmarias, doaram terras para a construção de uma capela, onde em seu entorno começou a se desenvolver o povoado.

Em 1 de janeiro de 1949, se desmembra de Sete Lagoas para se elevar a município com o nome de Jequitibá.

Hoje, março de 2024, o município de Jequitibá conta com uma população se aproximando de 6.000 habitantes, com um domínio territorial de 445,030 Km², em altitude de 645m e é banhado pelo ribeirão Jequitibá afluente do Rio das Velhas, que pertencem a Bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Jequitibá são: Santana do Pirapama, Baldim, Funilândia, Sete Lagoas, Araçaí e Cordisburgo.

A base da economia de Jequitibá é a agropecuária com produção de hortigranjeiros, cachaça artesanal, doces e artesanatos em barro, bambu entre outros.

No turismo é muito procurada por ufólogos por relatos frequentes de aparecimento de objetos não identificados.

As festas populares e comemorações religiosas tem agendas concorridas para seus shows, feiras, bandas, barraquinhas de comidas típicas e artesanatos.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.