Monetização para Youtubers

Último vídeo da série YouTubers

Monetização para Youtubers

Este vídeo é o último desta série Youtubers e eu sei que você poderia querer que fosse o primeiro e talvez o único, mas como toda remuneração é consequência de uma ou várias ações, por sorte ou competência, assim será.

Monetização é o termo usado para remunerar criadores de conteúdo digital, sem exigência em rotinas de produção, consequentemente sem vínculo trabalhista. Esta remuneração se dá por conquista de metas regulamentadas por plataformas na rede social, aos criadores de conteúdo digital, com alto índice de audiência, que justifique o interesse de patrocinadores da plataforma e, no nosso caso, o Youtube.

Origem de patrocínio em veículos de informação e entretenimento.

Em 1808 surge o primeiro veículo de informação no Brasil, o Jornal. Para pagar sua equipe e despesas vendia espaços publicitários aos anunciantes para promoverem seus produtos e serviços aproveitando a popularidade daquele veículo.

Em 1923 o rádio começou suas atividades conquistando seu espaço pela abrangência e rapidez da informação. As estações e os programas disputavam audiência para valorizarem seus espaços publicitários.

Em 1950 chega a televisão atraindo um público ainda maior, em busca de informação e entretenimento com som e imagem, inflacionando o mercado publicitário e, consequentemente, criando o status publicitário. A internet chega ao Brasil em 1988 e começa a popularizar o acesso para qualquer indivíduo que quisesse publicar ou assistir qualquer assunto em tempo real ou quando o usuário pudesse assistir, mas apenas para computadores.

Com a chegada dos smartphones em 2002, o universo digital abriu todas as fronteiras da informação e entretenimento, dissolvendo o status publicitário, possibilitando o surgimento de criadores de conteúdo que atraíam tanta ou mais audiência que muitos programas de televisão, migrando assim o interesse dos grandes e possibilitando a participação dos pequenos anunciantes.

O Youtube surgiu em 2005 incentivando a criações de canais de criadores de conteúdo de informação e entretenimento independentes, distribuindo aos melhores ranqueados uma parte de sua receita, evitando assim, a debandada destes para outras plataformas.

Ouvimos muitas histórias que nos motivam a ser um YouTuber por ambição, algumas verdadeiras e muitas mentiras, mas não estamos aqui para julgar. Você pode ter a sorte de criar um jargão de sucesso ou ter uma celebridade para alavancar sua audiência, mas o que um criador de conteúdo precisa mesmo é de regularidade e persistência para conquistar seu espaço e despertar o interesse de usuários e consequentemente patrocinadores.

Para você poder ser um criador monetizado é o YouTube quem vai convidá-lo e, a primeira exigência é: Seu canal precisa ter mais de 1.000 inscritos e ter mais de 4.000 horas de exibição. O que eu posso lhe garantir, é que, se você seguir os conceitos que abordamos nestes 10 vídeos sobre YouTubers, enquanto seu convite não chega, você terá muitas outras oportunidades de se remunerar, pelo conhecimento e práticas adquiridas.

Lembre-se sempre.... É divertido sim, mas é trabalho.