Hidrelétrica Marmelos

A primeira grande usina da América do Sul.

Hidrelétrica Marmelos

Estamos descendo a Av. Rio Branco em Juiz de Fora - MG para fazer uma visita a Usina Hidrelétrica Marmelos, a primeira grande usina da América do Sul.

Vamos fazer o contorno pelo bairro São Mateus para pegar a Av. Presidente Itamar Franco no sentido de saída para Bicas e Leopoldina.

Passamos pelo Viaduto Augusto Franco e entramos na Av. Brasil. Agora pela BR 267 ou Estrada União Indústria que pelo pioneirismo deu a Juiz de Fora o Título de Manchester Mineira.

Passamos pela Vila Ideal, depois passamos por Graminha e estacionamos na lateral da BR 267 porque as visitas estavam proibidas e o museu da usina desativado, mas não perdemos a oportunidade de levar estas informações para você.

O Rio Paraibuna nasce no município de Antônio Carlos – MG passa por Juiz de Fora e deságua no Rio Paraíba do Sul no município de Três Rios – RJ. O Rio Paraibuna foi escolhido por Bernardo Mascarenhas, industrial do ramo de tecidos que idealizou e inaugurou a hidrelétrica de Marmelos em 1889 e que, além de atender a sua demanda de energia ainda fornecia para outras empresas e para a iluminação pública de Juiz de Fora.

Com a crescente demanda por energia, a Hidrelétrica Marmelos passou por várias expansões e por sua potência instalada de 4 MegaWatt atualmente é classificada de pequeno porte.

Infelizmente não tivemos acesso ao Museu que foi fechado durante a pandemia e ainda não foi reaberto.

O Museu da Usina de Marmelos possui em seu acervo a mesa particular de Bernardo Mascarenhas, livros de ata e contabilidade dos primeiros acionistas da CME, contas de luz, rascunho da planta da Usina, máquina de escrever e de calcular, teodolito, tripés de madeira, painel de controle de energia e uma réplica de um gerador utilizado na época cuja fabricação era da Westinghouse além de várias fotografias que mostram a construção da Usina, assim como fotos de Bernardo e sua família e painéis com pequenos textos informativos. Os bens e o acervo são cuidados pela Universidade Federal de Juiz de Fora através de convênio assinado entre esta instituição e a CEMIG, que incorporou a Usina em 1980.