São Sebastião do Oeste, MG
Cidade para passear, morar e investir.
São Sebastião do Oeste, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de São Sebastião do Oeste na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de São Sebastião do Oeste é feito pela rodovia MG 050 entre as cidades de Divinópolis e o Trevo para a cidade de Itapecerica entrando pela AMG 900 com mais 10 Km até a cidade que fica a 144 Km da capital Belo Horizonte.
Desde o início da colonização do estado de Minas Gerais, pela busca dos metais e pedras preciosas por bandeirantes, acampamentos de garimpeiros, estalagens para viajantes, pontos de travessias em rios, quilombos, quartéis e distribuição de sesmarias com fazendeiros doando terras para formação de patrimônios de igrejas para abrigar imigrantes prestadores de serviços, deram origem a grande maioria das cidades de Minas.
A cidade de São Sebastião do Oeste se originou quando o Senhor Honorato Terra, proprietário da Fazenda do Curral mandou construir, em sua propriedade, uma capela dedicada a São Sebastião para receber a graça na proteção de seu rebanho contra epidemias, muito comum na época. No entorno da capela começou a se formar um agrupamento de casas dos trabalhadores de sua fazenda onde outras famílias foram se fixando, entre estes Antônio Gomes da Costa, Severino Gomes, Joaquim Francisco, Pedro Augusto e Antônio Miné iniciando a formação do povoado do Curral.
Entre os moradores se praticava a relação comercial por barganha com produtos de um trocado por produtos de outros e com o tempo foram surgindo comércios para atender a população e aos viajantes que passavam pela região.
Em 1891 o arraial do Curral se eleva a distrito da cidade de Itapecerica com o nome de São Sebastião do Curral.
O distrito de São Sebastião do Curral se desenvolveu com a criação de bovinos produzindo carne e leite, mas por receber muito bem os imigrantes que chegavam para se fixar no distrito lhe rendeu a fama de distrito acolhedor se caracterizando como multicultural.
Em 30 de dezembro de 1962 se desmembra de Itapecerica para se elevar a categoria de cidade com o nome de São Sebastião do Oeste.
Hoje, novembro de 2024, o município de São Sebastião do Oeste conta com uma população de aproximadamente 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 404,045Km², em altitude de 750m e é banhado pelo ribeirão São Pedro que pertence a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de São Sebastião do Oeste são: Divinópolis, Cláudio, Itapecerica, Pedra do Indaiá e Santo Antônio do Monte.
A base da economia do município de São Sebastião do Oeste é a Indústria, agropecuária e prestação de serviços.
As indústrias do município de São Sebastião do Oeste em sua maioria são dos setores de alimentação e confecção. No setor de alimentos a produção de aves do município acompanha as necessidades das demandas regionais e vem se expandindo para conquistar novos mercados de ovos e carne de frango.
A produção de leite e carne bovina tem destaque na arrecadação do município que também colhe frutas, grãos e hortigranjeiros.
Os lugares mais visitados no município são: Igreja Matriz São Sebastião, Igreja do Rosário, Monumento Nossa Senhora Aparecida, Capelinha São Miguel Arcanjo, Capela Nossa Senhora da Piedade, Fazenda Serra Negra, Povoado Serra Negra, Parque Municipal Verde Vida e Cachoeira do Zé Baio entre outros.