Ubá, MG

História, referências geográficas, econômicas e sociais.

Ubá, MG - História, referências geográficas, econômicas e sociais. 

A cidade de Ubá localiza-se na Zona da Mata de Minas Gerais, está à 246 km da capital Belo Horizonte. O Acesso a cidade é pela BR 120, conforme referência por mapa neste vídeo.

A história de Ubá e de todas as outras na rota do Caminho Novo só puderam começar a formar os povoados depois da decadência da mineração do ouro, em meados do século XVIII, quando D, João VI retirou a proibição, que dava segurança ao transporte da produção, até o Rio de Janeiro.

A partir de 1797 iniciou a doação de sesmarias para terras nas cabeceiras e encostas do rio Ubá que pertenciam a São João do Presídio, atual Visconde do Rio Branco.

O capitão Mor Antônio Januário Carneiro e seu cunhado, comendador José Cesário de Faria Alvim de posse de suas sesmarias, com suas famílias, escravos e algumas cabeças de gado, foram os primeiros a se instalar onde é hoje a cidade de Ubá.

O capitão Mor Antônio se adiantou trazendo operários e doando glebas de suas terras para ser construída a capela de São Januário, seu santo de devoção e assim iniciar a formação de um povoado que o próprio Capitão influenciou a instalação de outras famílias como os Vieiras de Andrade, Faria Alvim, Ferreira Valente, Martins Pacheco e outros.

O povoado cresceu com o nome de São Januário de Ubá e tinha a cultura cafeeira se desenvolvendo com a mão de obra de escravos, nas terras férteis da região que foi elevado a vila em 1854.

Ubá atraiu o interesse dos imigrantes italianos com conhecimento em outras culturas e prática em diversas profissões contribuindo com o desenvolvimento da cidade.

Em 3 de julho de 1857 se desmembrou de Visconde do Rio Branco se elevando a município com o nome de Ubá.

Hoje, outubro de 2023, O município de Ubá conta com uma população se aproximando de 116.000 habitantes, com uma área de 407,452 Km², em altitude de 338m.

Ubá é banhado pelo ribeirão Ubá que é afluente do rio Xopotó que compõem a Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com Ubá são: Divinésia, Visconde do Rio Branco, Guidoval, Rodeiro, Astolfo Dutra, Piraúba, Tocantins, Dores do Turvo e Senador Firmino.

Ubá se tornou o segundo maior centro industrial e comercial da Zona da Mata Mineira sediando indústrias de grande, médio e pequeno porte, principalmente na fabricação de móveis, vestuário e calçados.

Na agropecuária se destaca na produção de frutas, cana de açúcar e criação de galináceos.

Ubá influencia no desenvolvimento dos municípios vizinhos por ser um grande gerador de empregos, oportunidades e formação de profissionais.

A estrutura de hospedagens, bares e restaurantes contribuem na centralização de visitantes a passeio, turismo e negócios.

As informações neste vídeo podem sofrer alterações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.