Carmo da Mata, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Carmo da Mata, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Carmo da Mata que se localiza no Sudoeste de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Carmo da Mata é feito pela BR 494. A cidade fica a 170 Km da Capital Belo Horizonte.

Em 1753, Inácio Afonso de Bragança e sua comitiva passou pela Picada de Goiás, mais precisamente pelas margens do rio que recebeu o nome de Boa Vista, se encantando pela beleza da natureza, muita água e fertilidade do solo denunciada pela densa mata que existia na região e decidiu se fixar para reivindicar a sesmaria.

Ao se instalar com a família e comitiva sabia-se da demora para oficialização da concessão da sesmaria e para reforçar o interesse da posse pela fé, a esposa de Inácio Afonso prometeu a Nossa Senhora do Carmo uma capela em suas terras nominadas inicialmente por Mata da Boa Vista.

Em 1754 a sesmaria de Inácio foi autorizada e de imediato, se cumpriu a promessa de sua esposa construindo a capela Mata da Senhora do Carmo, dedicada a Virgem do Carmo, onde ao seu entorno iniciou o povoado da Mata do Carmo.

A agropecuária respondeu com produção como previa Inácio Afonso de Bragança quando observou a fertilidade das terras e o clima quando se fixou para formar sua fazenda atraindo famílias e doando terras para a formação do povoado.

O município possui muitas fazendas que preservam sua estrutura desde a fundação no período colonial podendo ser visitadas com guias da região para se reviver a importância histórica destas propriedades.  O café e a criação de gado ainda predominam nas belas paisagens da área rural.

Carmo da Mata foi elevada a município em 17 de dezembro de 1938.

Hoje, abril de 2024, o município de Carmo da Mata conta com uma população se aproximando de 12.000 habitantes, com um domínio territorial de 357,178 Km², em altitude de 799m e é banhado pelo rio Boa Vista, afluente do rio Itapecerica que pertencem a bacia do rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Carmo da Mata são: Cláudio, Carmópolis de Minas, Oliveira, São Francisco de Paula e Itapecerica.

A base da economia do município de Carmo da Mata é o café, agropecuária e prestação de serviços.

Aos visitantes recomendamos visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo construída no século XIX. A Cachoeira do Moinho próximo do centro com piscinas naturais uma boa opção para piquenique. O Centro Histórico com praças e casarões que remetem ao passado. O Museu Municipal de Carmo da Mata com artefatos, documentos e fotos que contam a história da cidade.

As festas populares, exposições, feiras e comemorações religiosas são tradicionais onde os visitantes poderão assistir e participar de competições de montaria em touros, provas de laço, shows, cavalgadas e procissões que se juntam aos outros motivos para você passear, morar ou investir em Carmo da Mata.