Ijaci, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Ijaci, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Ijaci no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Ijaci é feito pela MG 335 e fica a 223 Km da Capital Belo Horizonte.

A história da origem da cidade de Ijaci tem a influência dos exploradores, desde a metade do século XVIII, em busca de ouro a partir dos sertões das Lavras do Funil (São João Del Rei), no vale do Rio Grande e seus maiores afluentes da região, rio Capivari e rio das Mortes, mas a região encantou a família Vilas Boas, de origem portuguesa, entre eles Vigilato Vilas Boas, proprietário de terras na região que doou terrenos para a construção de uma capela, onde é hoje a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e outras áreas para o patrimônio em torno dela onde se desenvolveu o povoado de Conceição do Rio Grande.

Ijaci é uma palavra dos povos originários que significa mãe dos frutos, a lua, nome dado ao povoado de Conceição do Rio Grande sem consulta popular em 1923 quando se elevou a distrito de Lavras.

Em 1º de Março de 1963 se desmembra de Lavras para se elevar a município de Ijaci.

Hoje, abril de 2024, o município de Ijaci conta com uma população se aproximando de 8.000 habitantes, com um domínio territorial de 105,387 Km², em altitude de 889m, é banhado por rios e córregos afluentes do rio Grande e pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de Ijaci são: Bom Sucesso, Ibiturama, Itumirim, Lavras e Perdões.

A base da economia de Ijaci é a mineração e industrias de componentes para a construção civil e agricultura como cal, calcário, cimento e argamassa.

Os pontos mais visitados por turistas em Ijaci são: Lago do Funil, Serra do Cruzeiro, Gruta Santo Antônio (Itumirim) e Pedra do Bugio.

A orla do Lago do Funil tem uma boa estrutura de hospedagens para passeios, pesca e esportes náuticos.

Adriano Messias, autor da série literária “Contos para não dormir”, com sete volumes, tem a cidade de Ijaci como cenário de sua obra.

Uma cidade tranquila, um povo hospitaleiro e acolhedor, suas festas populares, exposições e comemorações religiosas reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em Ijaci.

Temos recebido muitas sugestões de espectadores do Canal Naeco para incluir vários outros assuntos que as vezes não abordamos e por isso precisamos justificar que o tempo e o custo alto de produção de cada postagem nos limitam a fazer neste formato. Sugerimos aos moradores de cada cidade que postamos que ajudem nossos espectadores em suas pesquisas de sua cidade, nos comentários.