Algoritmo - Youtube

Tarefas predefinidas para ações automatizadas.

Algoritmo - Youtube

Para explicar o que é um Algoritmo, sem ter que ficar derramando uma tonelada de termos técnicos, vamos ao prático.

Algoritmos são tarefas, predefinidas para executar ações, coletar informações e corrigir erros de forma automática e continuada.

Exemplificando, eu diria que, um vigia noturno em sua ronda diária que precisa conferir se as portas estão trancadas, trancar as que estiverem abertas e relatar o acontecido, é um “Algoritmo”.

Na Plataforma do YouTube, as tarefas dos Algoritmos são definidas para fiscalizar as diretrizes da plataforma e relatar as anomalias, assim como Identificar e corrigir, ou devolver os arquivos que estejam fora de padrão.

No canal de um Youtuber eles irão colher informações de vídeos postados e classificar por:

Quantidade e periodicidade das postagens;

Assunto e palavras chave;

Cliques no vídeo;

Conquista de inscrições – notificações;

Tempo assistido;

Interação – Likes, deslikes, comentários e compartilhamentos;

Tempo no canal.

Com estas informações, a plataforma elabora as métricas, de cada vídeo e de cada canal, para:

Que o criador do conteúdo possa analisar sua produção, acompanhar as reações e adequar suas publicações ao seu público e ao seu objetivo;

A plataforma poder sugerir aos usuários, em suas pesquisas, as opções que melhor se adapta aos interesses dele.

Quando a plataforma do Youtube sugere um de seus vídeos e aquele grupo de usuários não clica para assistir, os algoritmos vão testando em outros grupos. A ausência de cliques de acesso, podem indicar uma necessidade de mudança de estratégia, assim como, os clicados podem dizer que você está no caminho certo.

Os algoritmos também ajudam os técnicos de suporte do YouTube, a entregar sugestões, aos criadores de conteúdo, para melhoria na performance do seu canal.

São as métricas resultantes das tarefas dos algoritmos que poderão viabilizar a Monetização dos canais que atendam aos interesses publicitários de seus patrocinadores.

Agora podemos entender porque alguns vídeos são tão ruins, em nosso conceito e, mesmo assim, recebem milhares de visualização. Isto se deve ao fato de que os algoritmos, não assistem e não escutam os conteúdos dos vídeos, eles só quantificam as reações dos usuários com os vídeos que eles assistem e é por isso que você precisa adequar suas estratégias para conquistar um público e não os algoritmos, para alcançar seus objetivos.

É obvio que exista uma hierarquia para que a sua postagem seja oferecida em buscas na plataforma, quando o título e palavras chave de sua postagem se enquadre. Podemos imaginar então que a entrega das sugestões dos algoritmos, seria nesta ordem:

Postagens patrocinadas;

Ranqueados por métricas. (Inscritos, Cliques, Tempo, Likes, Interação, Postagens...)

Pode parecer uma missão impossível, mas não é.

Se você fizer a sua parte, produzindo o que o público procura, com qualidade e persistência, os resultados vão acontecer e neste início, você precisa divulgar o seu canal, que será o próximo assunto que abordaremos.