Drones – Sensores

Conhecer seu Funcionamento

Drones – Sensores 

Conhecer como funciona os Drones, para você que pretende iniciar na carreira de piloto, como recreação ou atividade profissional, entre a compra e a primeira decolagem é muito importante que você tenha noção dos assuntos que abordaremos neste vídeo, mesmo para maioria dos autodidatas que já compraram e até já estão voando eu recomendo.

O quadricóptero e o rádio (RTF) é o conjunto necessário para realizar voos não tripulados tratados popularmente de Drones e é só tirar da caixa, carregar as baterias e instalar as hélices.

Na maioria dos modelos populares o telefone celular é um acessório que completa o conjunto e precisa ser compatível com o Drone de sua escolha.

Este conjunto é equipado com um controlador de voo que é um programa que estabelece as funções e capacidade de cada elemento e que recebe as informações dos sensores da aeronave e dos comandos pelos sticks e botões do rádio para gerar atitudes de bancagem, rolagem e arfagem.

A IMU é um componente para manobrar o Drone a partir de combinações do:

Acelerômetro: É um sensor que controla o ângulo de bancagem (velocidade angular).

Barômetro: Sensor responsável por medir a pressão atmosférica.

Giroscópio: É responsável pela manutenção da inclinação constante e nivelada do Drone quando ele não está recebendo nenhum comando.

Por se tratar de componentes vitais e para garantir a segurança durante os voos, a maioria dos Drones possui redundância (duas IMUs).

É muito raro, mas se um Drone pedir a calibração de sua IMU faça na temperatura mais baixa que for possível para que ele possa atingir esta temperatura mais rápido para iniciar operações.

Bússola é o componente responsável para mostrar para onde está apontada a frente do Drone. A indicação da proa do Drone é muito importante na navegação por GPS.

A Bússola é muito sensível à interferência eletromagnética, mantenha pelo menos 10 metros de distância de áreas de mineração, subestações de energia elétrica, transformadores industriais e torres de comunicação.

Telemetria é a tradução de sinais eletrônicos em texto, imagens, números e sons. É pela telemetria que tomamos conhecimento de todas as informações capturadas pelos sensores e comandos, inclusive os alarmes que previnem riscos e erros.

GPS é uma constelação de satélites GNSS americanos e GLONASS é uma constelação de satélites GNSS russos, por isso se não sabemos por qual constelação de satélites estamos sendo monitorados o termo certo é GNSS e não GPS.

Nunca realize decolagem em ambiente externo com menos de 6 satélites travados.

Sistema de Propulsão:

Motores, Hélices e ESQ (controlador eletrônico de velocidade de acordo com o sinal do controle) 1 para cada motor.

Mesmo que o seu Drone tenha muitos recursos autônomos, nas primeiras 20 horas de voo, procure evitar usá-los, principalmente em decolagens e pousos, isto poderá lhe ajudar a ter mais confiança na pilotagem.