Bioma de Mata Atlântica
Meio Ambiente
Bioma de Mata Atlântica
As características principais do Bioma de Mata Atlântica é a densidade de árvores de grande e médio porte, além de uma infinidade de arbustos que produzem sombra mantendo uma umidade permanente e, este microclima de mata, cria um ambiente ideal para uma grande biodiversidade de espécies animais e vegetais. Por estas características também são reguladores de fluxo de chuvas, volumes de rios e nascentes, assegura a fertilidade do solo e protege as encostas de serras e terrenos muito acidentados.
Em uma segunda fase a destruição da mata se fez para cultivar cana, café, cereais e por consequência as cidades iam se formando e crescendo reduzindo drasticamente no que é hoje, fragmentos do Bioma de Mata Atlântica protegidos por parques e reservas legais, mas infelizmente o instinto predatório do ser humano e a impunidade, continuam a ameaçar o que resta.
A grilagem de terras, caça e pesca predatória, desmatamentos ilegais, contrabando de espécies de animais, insetos, plantas medicinais e ornamentais, invasões e expansões imobiliárias negligenciadas pela fiscalização.
O Bioma de Mata Atlântica não é só um ambiente bonito que se pretende conservar para contemplar, é muito mais importante por ser um berçário de vidas que se complementam e das quais, somos totalmente dependentes.
Frutíferas: Jabuticabeira, Goiaba, Araçá, Pitanga, Caju, Cambuci, Juçara, Bromélias, Orquídeas, Jatobá, Guabiroba, Palmiteiro, etc.
Madeiras: Pau-Brasil, Jacarandá, Cedro, Pau Ferro, Braúna, Ipê, Maçaranduba, etc.