Coragem
Natureza das coisas
Coragem – Natureza das coisas
Coragem é uma propriedade biológica que nasce com todos os indivíduos. Somente as falsas verdades é que podem alterar esta propriedade criando o medo e a covardia, que são as muralhas imaginárias que nos impede de avançar.
Em uma floresta, a Tartaruguinha subia pelo tronco de uma árvore até alcançar o primeiro galho. Seguia até o meio deste galho, descansava alguns segundos e se atirava lá de cima se esborrachando no chão. Com dificuldade se virava, caminhava em direção ao tronco e subia novamente.
Em outro galho da árvore um casal de passarinho assistia aquela rotina, repetida várias vezes pela tartaruguinha, até que a passarinha disse para o passarinho: Eu penso que já está na hora de contar para a tartaruguinha que ela é nossa filha, mas de criação, não acha?
Coragem é ter consciência dos seus limites e buscar conhecimento para ir além, sempre.
A partir do nascimento somos submetidos às vontades dos nossos pais, aprendemos a nos comunicar, andar, a ler e crescemos bombardeados por mídias, tradições, normas familiares, sociais, religiosas, civis e tributárias. Por isso, na adolescência, não existe sequer um indivíduo que não tenha pensado em mudar o mundo, mas acaba seduzido pela ambição, por pensar na sua insignificância de apenas ser e, que sem recursos, não conseguirá conquistar o que o seu meio lhe induziu a querer.
Eu também já fui adolescente e recomendo: “Aceita que dói menos”, mas nunca desista de querer voar e a melhor receita para isso, é saber a diferença entre querer e precisar.
E para lembrar a sabedoria da “Natureza das Coisas”, saiba que as sementes das grandes árvores, que germinam aos seus pés, se atrofiam pela sombra que lhe é oferecida, enquanto as outras sementes que são comidas por aves e animais e são defecadas em campos mais distantes e abertos, nascem e se desenvolve mais rápido e forte pelos nutrientes contido nas fezes e mais rápido pela disponibilidade de luz.