KiteSurf – Itaparica

Esporte Aquático Olímpico

KiteSurf – Itaparica

Kitesurf é um esporte aquático criado recentemente (1985), por dois franceses: Bruno e Dominique Legaignoux, que vem conquistando rapidamente a popularidade no Brasil e no mundo, tanto que em 2024, nas Olimpíadas de Paris já terá competição em formato de regata.

O fator principal e indispensável a prática de KiteSurf é o vento, a partir de 11 nós (1 nó = 1,8 km/h) = 20 Km/h. As Ondas são temperos adicionais para manobras mais radicais, por isso se houver vento favorável, em qualquer lâmina d’água, é possível praticá-lo.

Uma pipa e uma prancha com suporte para os pés permite ao praticante voar e deslizar sobre as águas, puxado pela pipa.

Os Equipamentos:

Prancha – Podem ser direcionais (parecidas com as pranchas de surfe); Bidirecionais (não tem frente, ambos os lados são iguais); Wakeboard (com pouca flutuação).

Pipa - Kite – É feito com o mesmo material dos paraquedas, e tem formato de asa em arco.

Cinto – É o que conecta o esportista a pipa (Kite).

Barra de controle – Controla a direção e a velocidade. Seu comprimento é de 90 cm e conta com um sistema de “freios” para parar a pipa em caso de emergência.

Linhas – São elas que ligam o kite ao surfista. São três e medem aproximadamente 30 m. desempenhando diferentes funções – Kevlar controla a pipa, é muito resistente e sem elasticidade – Linha de voo liga a barra de controle a pipa. - Linha de freio é para frear.

Não existem normas regimentadas para a prática de KiteSurf e qualquer pessoa pode se tornar um KiteSurfista, mas como todo esporte, este também tem seus riscos com acidentes pessoais, cruzamento de linhas com outros praticantes e até com prováveis observadores, por isso antes de tentar ser um autodidata você deve procurar um instrutor para conhecer os procedimentos como:

Analisar condições e segurança de uma área

Analisar direção, força e rajadas do vento

Analisar marés, correntes e perigos

Escolher o equipamento certo conforme as condições

Preparar, afinar e arrumar o equipamento

Procedimentos de segurança em emergências

Andar continuamente e a controlar a velocidade

Ficar contra o vento

Regras na água.