Tapira, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Tapira, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Tapira no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Tapira é feito pela rodovia BR 146 a partir de Araxá e está a 519 Km da capital Belo Horizonte, mas Tapira também é referência na ligação com São Roque de Minas para quem vem por Sacramento passando pelo parque da Serra da Canastra em estrada de terra batida com pequenos trechos que dependem de muita atenção dos motoristas.
Desemboque atraiu milhares de garimpeiros a partir de 1766 quando foi encontrado a jazida de ouro criando o Julgado do Desemboque da província de Goiás nos sertões de Farinha Podre.
A possibilidade de riqueza atraiu muitos garimpeiros e seus familiares se instalando no entorno da mineração. Quando bamburravam compravam escravos aumentando consideravelmente a população do Julgado do Desemboque.
Em 1816, Farinha Podre foi inserido na capitania de Minas Gerais como Triângulo Mineiro e em 1871 o ouro começou a escassear, quando muitas famílias começaram a abandonar a região. Alguns continuaram em busca de novas jazidas outros se apossavam de terras para se dedicar ao cultivo e assim começou a surgir muitos povoados no Triângulo Mineiro, entre eles Tapira.
Pedro Assunção e Souza, conhecido por Tio Pedro, da Fazenda do Capão Escuro, com a ajuda de vizinhos e escravos colocaram um cruzeiro de madeira em um dos morros da fazenda para abençoar suas conquistas e terem um lugar para fazerem suas orações.
Com o fim da escravidão, Lázaro ex-escravo e sua família, se instalou próximo ao cruzeiro tomando posse de terras para o cultivo e outras famílias foram chegando e se instalando, como João e Manoel Peres, formando o Arraial das Antas.
Em 1923 o Arraial das Antas se eleva a distrito de Araxá com o nome de Tapira.
O nome Tapira tem origem na tradução do nome do animal “Anta” chamado pelos povos originários de “Tapir”, muito comum na região e que dá nome a outros municípios da redondeza.
Em 1938 o distrito de Tapira foi transferido para o município de Sacramento do qual se emancipou em 1º de março de 1963 se elevando a município.
Hoje, setembro de 2024, o município de Tapira conta com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.180,229Km², em altitude de 1.091m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do Rio Araguari que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.
Os municípios que fazem divisa com o município de Tapira são: Araxá, Ibiá, Medeiros, São Roque de Minas e Sacramento.
A base da economia do município de Tapira é a mineração, agropecuária e prestação de serviços.
Tapira é a maior produtora de fosfato do Brasil, produto utilizado na fabricação de fertilizantes.
Na agricultura o município produz milho, soja, batata, cebola, frutas, entre outras.
Na pecuária os pastos são bem resistentes ao pisoteio e o clima favorecem na criação extensiva de raças mais produtivas em carne e leite.
No turismo o município de Tapira esbanja beleza em suas cachoeiras e o cenário da Serra da Canastra são simplesmente maravilhosos proporcionando muitas opções de trilhas e esportes radicais.
Tapira também faz parte do circuito turístico da Serra da Canastra e é uma das portas de acesso ao Parque.
A tradicional hospitalidade de seu povo é incrementada nas festas populares, eventos culturais e manifestações religiosas com barraquinhas de comidas típicas, artesanato e shows musicais para motivar a você vir se divertir, morar ou investir em Tapira.