Bacia do Rio Santo Antônio, MG

Afluentes, referencias geográficas, econômicas e sociais.

Bacia do Rio Santo Antônio, MG – Afluentes, referencias geográficas, econômicas e sociais.

O Rio Santo Antônio e seus afluentes pertence a Bacia do Rio Doce e neste vídeo vamos conhecer a nascente, afluentes, referencias geográficas e sociais deste rio com algumas imagens bem curiosas, até a sua foz.

O Rio Santo Antônio, em vários trechos de seu percurso, parece mergulhar solo adentro, não permitindo visualizar suas águas que se cobrem por pedras de todo o tamanho e formas criando cenários exclusivos e muito interessante.

A área da Bacia do Rio Santo Antônio é 10.400 km2 que serve a uma população de aproximadamente 182 mil pessoas com água e pela energia elétrica que produz.

Sua nascente no distrito de Santo Antônio do Cruzeiro fica a 1.037m de altitude, percorre 228,44 Km e as bacias dos rios confrontantes são: Ao Norte a bacia do Alto Rio Jequitinhonha e bacia do Rio Suaçuí. A leste com a bacia do Rio Caratinga, ao sul com a bacia do Rio Piracicaba e ao oeste com a bacia do Rio das Velhas.

Seus principais afluentes são o Rio do Peixe, Rio Guanhães, Rio Preto do Itambé, Rio Tanque, englobando total ou parcialmente 41 municípios, sendo 11 banhados pelo Rio Santo Antônio que são: Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Ferros, Braúnas, Açucena, Joanésia, Mesquita, Belo Oriente e Naque.

A partir da nascente no distrito de Santo Antônio do Cruzeiro, muitas obras em ruas e estradas prometem facilitar o trânsito, passando pelos também distritos de Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Norte e Córregos. Na divisa dos municípios de Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar acontece o primeiro mergulho do rio Santo Antônio sob pedras e segue pelo município de Morro do Pilar.

Na colonização do Brasil o Rio Santo Antônio também foi uma referência para os bandeirantes inicialmente em busca de ouro e em consequência o minério de ferro que hoje é o protagonista na economia dos principais municípios da região.

 Em sua descida banha a cidade de Santo Antônio do Rio Abaixo e passa pelo município de São Sebastião do Rio Preto, duas cidades entre montanhas de muita simpatia e simplicidade que não dá vontade de seguir viagem.

Depois de banhar a cidade de Ferros segue para Joanésia onde ocorre o represamento em duas barragens e uma terceira também próxima, a do rio Guanhães.

É muita beleza e que precisa de cada um de nós para minimizar seus índices de poluição, assoreamento e outras mazelas que cometemos mesmo sabendo que vamos usa-la para beber, lavar, irrigar, pescar e divertir.

Passa pelo Município de Mesquita e vai desaguar no rio Doce entre os municípios de Naque e Belo Oriente.