São Domingos do Prata - MG

Cidades Mineiras

São Domingos do Prata - MG

Estamos em São Domingos do Prata, Minas Gerais.

O desbravador Domingos Marques Afonso foi o primeiro que chegou na região ao receber a sesmaria para exploração agrícola. Era uma floresta densa do bioma de Mata Atlântica de solo fértil, onde os nativos Botocudos já se faziam presentes.

Em uma das caminhadas de reconhecimento de suas terras no ano de 1.758, nosso desbravador se perdeu por vários dias, comendo frutas e raízes e temendo ser atacado pelos nativos Botocudos ou animais selvagens, fez uma promessa a São Domingos de Gusmão, que se conseguisse voltar vivo, doaria parte de sua sesmaria para construção de uma capela e deixou gravado esta promessa na raiz de uma Sapoquema ou Sapucarana.

Em 1.760 começou a obra de sua promessa onde hoje é a igreja Matriz de São Domingos do Prata.

Esta História pode ser confirmada quando em 1.870, Severino Costa Lima encontrou na raiz de uma enorme Sapoquema a inscrição: “Aqui passei uma noite às claras, esperando o momento de ser atacado pelos Bugres e pelas onças ou ser picado por uma cobra venenosa”.

O nome de São Domingos do Prata é uma homenagem a São Domingos e ao Rio da Prata que banha a região.

A cidade foi desmembrada do município de Santa Bárbara e emancipada em 3 de março de 1.891 com um domínio territorial de 743,7 Km2, em 2023 a população aproximada é de 18.000 habitantes com uma altitude de 576m e tem como confrontantes os municípios de Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria, Dionísio, São José do Goiabal, Rio Casca, Sem Peixe, Dom Silvério, Alvinópolis, Rio Piracicaba e Bela Vista de Minas. Seus distritos são: Teixeiras, Ilhéus do Prata, Juiraçu, Vargem Linda e a bucólica Santana do Alfié onde se localiza a Cachoeira do Bicudo.

A economia do município se mostra potencialmente na Agropecuária, mas as indústrias de médio e pequeno porte, laticínios e cooperativas ajudam consideravelmente a reforçar a receita do município.

É uma cidade muito festeira com agenda para todo gosto o ano todo. Festas populares, religiosas, feiras de artesanatos e shows de músicas que ajudam a atrair os turistas e visitantes apreciadores da natureza e praticantes de esportes radicais.

 

Parabéns aos Pratianos pela bela cidade e forte abraço ao Vereador Russo, Plininho e José Carlos da Cachaça Dom de Minas.