DRONE - Pilotagem

Primeiros passos - Telemetria

DRONE - Pilotagem

É bom lembrar que antes de qualquer decolagem com um Drone ele precisa estar registrado, assim como o piloto, voo autorizado pelo SARPAS, observar os limites autorizados e sem pessoas não anuentes ou animais em um raio de 30 metros.

A partir do emparelhamento do Rádio com o Drone, você receberá ou não a autorização para decolagem pela telemetria que estará disponível na tela por texto, números e sons de alerta para que você possa pilotar pelos botões, sticks e controles do Rádio que enviará os comandos para o Drone.

Então vamos decolar. Nas primeiras 20 decolagens evite fazer pelos comandos automáticos para praticar e melhorar suas habilidades de piloto.

Você reparou quantas informações precisam ser observadas para uma decolagem e voo seguro.

A autorização de voo no canto esquerdo superior fez algumas verificações automáticas para liberar este voo como:

Número de satélites suficiente para voar, ok.

Baterias do drone e do rádio, ok.

Comunicação entre drone rádio, ok.

Mesmo assim teve um alerta por voz que existia algum obstáculo perto do drone, que era o piloto muito próximo e uma confirmação do ponto de origem.

Sempre que decolar estabilize seu drone aproximadamente uns 5 metros de distância e altura para fazer você fazer sua avaliação e configurações de interesse.

Verifique o modo de voo, a bateria do drone e o tempo restante de voo, a bateria do rádio, a comunicação entre rádio e drone e a quantidade de satélites travados.

As outras informações e comandos na tela são: retorno automático, pouso e decolagem automática, gráfico do controle de branco, mapa com a posição e direção do drone em relação ao ponto de retorno, altura e velocidade de descida e subida, Distância e velocidade de aceleração do drone, botão de zoom e informação de fotos e filmes veremos em outra oportunidade.

Treinar a leitura das informações de telemetria fará com que seus voos sejam mais seguros e sem motivos para pânico, muito comum nos primeiros voos, mas se você tiver alguma dúvida, em qualquer situação, salte os comandos e deixe seu drone estacionado até que você se recupere do susto. Lembre-se que na grande maioria das vezes, eu diria quase sempre, que um drone não cai, nós é que derrubamos eles.

O botão de retorno automático só deve ser usado quando você aprender a trazer seu drone sem esta ajuda, ou em casos de extrema necessidade como fora de alcance de visada ou comunicação deficiente entre rádio e drone.