Cláudio, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Cláudio, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Cláudio que se localiza no Centro Oeste de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de Cláudio é feito pela MG 260. A cidade fica a 141 Km da Capital Belo Horizonte.

Os primeiros a se fixar em terras onde é hoje o município de Cláudio foram os portugueses João Ferreira Antunes e Monoel Borges Homem do Rego, famílias e escravos que buscavam ouro e pedras preciosas se fixando próximo das margens do córrego chamado por eles de Lava-pés. Um dos escravos seguindo pelo córrego Lava-pés descobriu bem próximo de onde acamparam, a barra no ribeirão que deram o nome do escravo Cláudio. Assim como eles outras famílias também foram se instalando na proximidade começando a formar um núcleo de ranchos.

Quando a mineração do ouro começou a se esgotar as famílias começaram a aumentar suas áreas de plantio que atendiam apenas para subsistência, intensificaram a produção de produtos agropecuários incialmente algodão e café para atender aos povoados que existiam na região e negociar com comitivas e tropeiros que cruzavam pela Picada de Goiás.

A fertilidade do solo, o clima e os recursos em água foram fundamentais para o desenvolvimento do povoado, recebendo imigrantes que a partir de 1950 começaram as instalações de fundição de ferro e alumínio se tornando o maior polo de fundição artesanal da América Latina.

Em 1858 se elevou a distrito de Oliveira com o nome de Aparecida do Cláudio.

Em 30 de agosto de 1911 se emancipou de Oliveira para em 1923 alterar o nome do município apenas para Cláudio.

Hoje, abril de 2024, o município de Cláudio conta com uma população se aproximando de 31.000 habitantes, com um domínio territorial de 630,278 Km², em altitude de 832m e é banhado pelo rio do Cláudio e rio Pará que pertencem a bacia do rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Cláudio são: Carmo do Cajuru, Itaguara, Carmópolis de Minas, Carmo da Mata, Itapecerica e Divinópolis.

A economia do município de Cláudio tem uma base bem diversificada entre indústrias, agropecuária, comércio e prestação de serviços.

No Parque industrial Paulino Prado com mais de 60 indústrias se destacando a produção de móveis em alumínio, peças de ferro fundido entre outros.

Na agricultura o café tem recebido a atenção de produtores que buscam complementar a qualidade do solo e clima com manejo, assistência técnica e produtos adequados em busca da excelência da qualidade e produtividade.

No turismo os lugares mais visitados no município de Cláudio são: Escadaria José Neves de Souza conhecida por Escadão do Valongo, o Cristo Redentor, a Cachoeira dos Pios, Cachoeira do São Bento, Cachoeira Corumbá, Lagoa do Múcio, Parque de Exposição, Centro Cultural, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Praça Levy Vitoi de Freitas, Jardim Municipal Monte Castelo e Praça do Bicame.

As festas populares, exposições e comemorações religiosas completam os motivos para você passear, morar ou investir em Cláudio.