Povos Originários - Brasil
Reservas Indígenas
Povos Originários - Brasil
A origem das mudanças de hábitos e tradições dos Povos Originários, em todo o planeta, se deve a muitos motivos, mas que os gregos e romanos na Europa e os chineses na Ásia são os protagonistas, a história e a lógica nos ajuda a entender.
O clima, de variações entre muito frio e muito quente, motivavam as tribos ao nomadismo em busca de regiões conforme a época e estações, levando a necessidade de se vestirem, a princípio com peles e couros de animais abatidos para o seu sustento e em seguida por malhas tecidas por fibras vegetais ou de produção animal.
Os conflitos frequentes entre tribos contribuíram para criação de edificações, comunidades, armas e estratégias que pudessem resistir ao ataque de grupos invasores formando civilizações.
Regras, tratados e acordos entre reinos e impérios os levaram ao domínio da navegação e com intuito de descobrir novas rotas comerciais para as Índias, Portugal acabou por encontrar o litoral Brasileiro em 1500.
Na época a população dos Povos Originários era estimada em mais de quatro milhões de indivíduos sendo que 80% destes habitavam o litoral, preferencialmente em foz dos inúmeros rios que desaguam de norte a sul no litoral do Brasil.
Os incentivos para colonização do Brasil, a partir do “Descobrimento”, atraiu todo tipo de mercenários em busca de madeira (Pau Brasil) e ouro e na busca de mão de obra tentaram escravizar os nativos pela força de suas armas e mesmo assim sem êxito, dando início a importação de escravos da África.
A Expectativa de vida dos Povos Originários era muito baixa pela consanguinidade, ataque de animais selvagens e doenças, mas nada foi tão agressivo quanto a tentativa de “civiliza-los”. A palavra pode ser até bonita, mas o certo seria domesticá-los, levando a população dos Povos Originários para menos de 500.000 indivíduos.
Estávamos acostumados a tratar os Povos Originários por “Índio”, que na verdade era uma intenção de rotular um indivíduo preguiçoso, insociável, estúpido e violento. Da mesma maneira a palavra brasileiro não era para designar os indivíduos nascidos no Brasil e sim para quem trabalhava na extração do Pau Brasil. Era uma profissão assim como pedreiro, carpinteiro e açougueiro. Os nascidos no Brasil deveriam ser tratados por Brasilianos.
Hoje todos indivíduos que nascem em solo brasileiro são nativos. Aqueles que merecidamente receberam terras para reparação das babáreis praticadas aos seus antepassados, sejam lá quais forem sua origem, hábitos, tradições ou crenças, nós tão brasiliano quanto, temos o dever de respeitar e esperar que o amor dos Povos Originários a natureza possa preservar o que restou sem a interferência de pessoas civilizadas, que garimpam e grilam impunimente.