Claraval, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Claraval, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Claraval na região imediata de Passos, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Claraval é feito pela rodovia BR 344 entre as cidades de Franca-SP e Ibiraci-MG e está a 450 Km da capital Belo Horizonte.
Em 1864 João Tertuliano Pinto Bispo, garimpeiro natural de Diamantina descobriu uma jazida de diamantes, nas águas do rio Canoas, na região onde é hoje o município de Claraval. A notícia da descoberta atraiu outros garimpeiros começando a formar um pequeno povoado.
Em 1877, um dos fazendeiros que se instalou na região, José Garcia Lopes da Silva, doou terras para formação do patrimônio onde seria erguida uma capela homenageando São Bernardo, um Abade santificado de Clairvaux (Claraval) na França dando nome ao Distrito de Garimpo das Canoas sob jurisdição do município de Ibiraci.
Em 1951, chegam 4 monges italianos no Distrito de Garimpo das Canoas: Pedro Agostini, Justino, Carmelo e Nivardo. A construção do mosteiro em estilo neogótico inspirado nas igrejas góticas medievais da europa, foi feita com a ajuda da comunidade do Garimpo das Canoas e terminado em 1969 com o nome de Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo.
Em 12 de dezembro de 1953 se desmembra de Ibiraci para se elevar a município com o nome de Claraval.
Hoje, setembro de 2024, o município de Claraval conta com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 227,627Km², em altitude de 792m e é banhado por rios, córregos e ribeirões afluentes do Rio Grande que pertencem a bacia do Rio Paraná.
Os municípios que fazem divisa com o município de Claraval são: Sacramento, Ibiraci e o estado de São Paulo.
A base da economia do município de Claraval é a agropecuária e prestação de serviços.
Mesmo com um domínio territorial pequeno, o município de Claraval produz, café, cereais, leite e carne entre outros produtos.
O Mosteiro de Nossa Senhora do Espírito Santo em Claraval, desde a sua construção, influenciou em muito na formação cultural do município pela experiencia dos monges italianos e a dedicação de toda a comunidade envolvida naquele projeto.
Hoje Claraval tem o tradicional Clube Hípico que promove campeonatos regionais a mais de 65 anos, com modalidades de origem europeia, campeonatos de futebol de campo e ainda, o mosteiro se tornou um dos pontos turísticos mais visitados em Claraval onde os visitantes poderão saborear licores, pães e geleias de fabricação própria.
Outros atrativos de Claraval são: O lago artificial da represa da hidrelétrica do Estreito, cachoeira do ribeirão do Ouro com quedas e corredeiras para praticantes de trilhas, canoagem, pesca, esportes náuticos e observadores da natureza.




