Museu Mariano Procópio.

Juiz de Fora - MG

Museu Mariano Procópio.

Estamos entrando no Museu Mariano Procópio na cidade de Juiz de Fora. Este é o primeiro museu que surgiu em Minas Gerais, fundado e aberto para visitações em 1915 pelo colecionador Alfredo Ferreira Lage e abriga um dos principais acervos do país, com aproximadamente 50 mil peças, mas só foi inaugurado em 1921.

No entorno dos dois edifícios do museu um imenso jardim com diversas árvores, arbustos e espécies vegetais brasileiras – este ambiente abriga uma variada fauna de pássaros, macacos e preguiças em uma área de 88.200 metros quadrados.

Alfredo Lage doou a chácara, hoje denominada Villa Ferreira Lage, erguida por Mariano Procópio no alto de uma colina com todo o seu acervo ao município, sem exigir absolutamente nada.

Alfredo Ferreira Lage, filho do Comendador Mariano Procópio de Ferreira Lage, foi também o idealizador da primeira estrada de rodagem mecanizada do Brasil, a “União Indústria” ligando Juiz de Fora a Petrópolis inaugurada em 1861 com a presença do Imperador Pedro II.

O principal destaque do acervo do Museu são as peças de época do Império Brasileiro. Os trajes da coroação, da maioridade e do casamento de D. Pedro II e o traje de corte da Princesa Isabel estão entre as mais significativas peças da indumentária da instituição. O acervo de mobiliário é considerado um dos mais importantes do país, destacando-se pela coleção de peças a partir do século XVI até o século XIX, estas, em grande parte, provenientes do Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Entre outras peças de relevante importância: pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros, documentos, fotografias, mobiliário, prataria, armaria, numismática, cartofilia, indumentária, porcelanas, cristais e peças de História Natural.

As frequentes doações ao acervo de Alfredo Ferreira Lage levou à ampliação com a construção de um prédio anexo, a galeria de Belas-Artes, inaugurada em 13 de maio de 1922, onde se destacam o lanternim e a claraboia.

O Museu Mariano Procópio está localizado na parte alta do Bairro que também recebeu o seu nome e em sua volta, a cidade foi se desenvolvendo e se transformando na Juiz de Fora que é hoje.