Sem Peixe, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Sem Peixe, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Sem Peixe na região da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Sem Peixe é feito pela rodovia BR 120 entrando por Dom Silvério e seguindo por mais 25 Km até o centro da cidade que fica a 196 Km da Capital Belo Horizonte.

A história do Jovem município de Sem Peixe que se desmembrou de Dom Silvério em 21 de dezembro de 1995 e este pertencia a Mariana que era o centro dos interesses no ciclo do ouro a partir de meados do século XVII.

A chegada constante de novos exploradores na região fez surgir muitos povoados que não tiveram sucesso na busca por jazidas promissoras de ouro, mas as terras férteis abriram oportunidades na produção de alimentos para suprir as demandas das áreas mineradoras.

Os povos originários que habitavam onde é hoje a cidade de Sem Peixe deram nome ao rio que corta a região de “Piracuera”, que significa “não tem Peixe” e assim o povoado que começou a se formar nas margens do rio Piracuera, no final do século XIX, recebeu o nome do rio.

Os primeiros registros em cartórios, de mortes, nascimentos e casamentos começaram em 1897. A partir do registro do primeiro nascimento pode-se concluir que os primeiros moradores, do já então distrito São Sebastião de Sem Peixe, foram as pessoas que testemunharam em cartório, entre eles: Inácio Antônio Novais, José Procópio de Souza, João Gualberto de Barros, Luiz Soares de Carvalho, Silvério Ferreira de Oliveira, Acácio Rodrigues Frade e sua esposa Ricardina L. Frade, Francisco Bento de Abreu, entre outros.

A primeira capela a ser construída, dedicada a São Sebastião, por Acácio Frade, Pedro Alexandrino de Barros, Luiz Soares e José Bernardino sob liderança de José Antônio do Nascimento, teve início em 1908 e concluída em 1914.

Hoje, junho de 2024, o município de Sem Peixe conta com uma população se aproximando de 3.000 habitantes, com um domínio territorial de 176,634 Km², em altitude de 396m e é banhado pelo rio Sem Peixe que pertence a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Sem Peixe são:  Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce, Dom Silvério e São Domingos do Prata.

A base da economia do município de Sem Peixe é a agropecuária e prestação de serviços. Na pequena extensão em terras do município, cercada por montanhas predomina as pastagens, mas também se produz milho, arroz, feijão, cana e café.

As características topográficas do município de Sem Peixe têm muitos atrativos naturais para amantes da natureza e praticantes de esportes radicais em suas montanhas, nascentes, cachoeiras e rios.

As festas populares, manifestações culturais e comemorações religiosas se somam aos motivos para você passear, morar ou investir no município de Sem Peixe.