Itaú de Minas, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Itaú de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Itaú de Minas na região imediata de Passos, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Itaú de Minas é feito pela rodovia MG 050 entre as cidades de Passos e São Sebastião do Paraíso, ou pela MG 344 para quem chega pela cidade de Cássia. A cidade de Itaú de Minas está a 362 Km da capital Belo Horizonte.
O início de ocupação de terras nos sertões de Jacuí se deu a partir do esgotamento das jazidas de ouro da região, em meados do ano de 1800, principalmente no Julgado do Desemboque.
Dos milhares de garimpeiros que exploravam o ouro na região vários tiveram que procurar novas atividades para conseguir manter sua família e escravos.
Na época existia um litígio entre Minas e São Paulo sobre os limites das capitanias e era de interesse do governo de Minas facilitar a ocupação das terras para consolidar as divisas e assim muitas famílias começaram a se instalar como posseiros de fazendas ou formando pequenos povoados nas trilhas que levavam a São Paulo, centro de Minas ou para o norte passando por Desemboque.
Estes pequenos povoados começaram a prestar serviços as fazendas, viajantes e comitivas que transitavam pelas trilhas, um destes povoados era conhecido como povoado do Córrego do Ferro.
Os primeiros proprietários das fazendas, ainda sem estrutura para atividades agropecuárias, prospectaram a mineração de Ferro sem sucesso, mas as rochas calcárias abriram alternativas para a produção e serviço para o povoado de Córrego do Ferro em formação.
Os primeiros fazendeiros a partir de 1908, com atividade agropecuária na região do povoado, reconhecidos pela história são: Pedro Rodrigues de Amorim (Quita), Calixto José de Souza e Francisco Mendes que vendeu sua propriedade a Gasparino Ferreira de Andrade.
Em 1911 é instalada a primeira usina hidrelétrica de Santana e em 1921 a instalação do ramal da Estrada de Ferro Mogiana dando nome a estação de “Itaú” (pedra dura), que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do povoado.
Em 1943 o povoado de Córrego do Ferro se eleva a distrito de Pratápolis com o nome de Itaú de Minas e em 11 de setembro 1987 se desmembra de Pratápolis para se elevar a município de Itaú de Minas.
Hoje, setembro de 2024, o município de Itaú de Minas conta com uma população de aproximadamente 15.000 habitantes, com um domínio territorial de 153,421Km², em altitude de 712m e é banhado por rios, córregos e ribeirões afluentes do Rio Grande que pertencem a bacia do Rio Paraná.
Os municípios que fazem divisa com o município de Itaú de Minas são: Passos Fortaleza de Minas, Pratápolis e Cássia.
A base da economia do município de Itaú de Minas é a mineração e prestação de serviços.
A produção de cimento dá ao município de Itaú de Minas o privilégio de sediar a maior cimenteira do país.
Mesmo com um território pequeno o município ainda produz carne e leite de bovinos e bubalinos, granjas de porcos e galinhas.
No turismo, Itaú de Minas integra o Circuito Turístico Nascentes das Gerais, composto pela Serra da Canastra, nascente do rio São Francisco e Lago de Furnas incluindo cachoeiras, Cânions, montanhas e natureza deslumbrante.
As festas populares, eventos culturais e manifestações religiosas também são bons motivos para você incluir Itaú de Minas no seu roteiro para conhecer, morar ou investir.