Gurinhatã, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Gurinhatã, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta o município de Gurinhatã na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Gurinhatã é feito a partir da rodovia BR 364 entre a cidade de Campina Verde e a ponte Leopoldo Moreira em São Simão-GO, divisa com Minas Gerais e está a 740Km da capital Belo Horizonte.
A ocupação de terras nos sertões de Farinha Podre, nome dado por bandeirantes paulistas quando a região ainda pertencia a capitania de Goiáz, se deve a estratégia utilizada pelos exploradores de deixarem pelas trilhas sacos de farinha, alimento básico dos sertanistas, para marcar a trilha e garantir alimento no retorno das comitivas. A demora no retorno e as chuvas faziam com que a farinha azedasse emanando um cheiro podre pelas trilhas.
Em 1816, quando a região passou a integrar a capitania de Minas Gerais com o nome de Triangulo Mineiro, o governo de Minas começou a distribuir terras por sesmarias para incentivar a produção agrícola e consolidar o território mineiro.
Próximo a nascente do ribeirão São Jerônimo Pequeno se instalou José Venâncio Machado de Resende para formar sua fazenda com o mesmo nome do ribeirão. Jerônimo Venâncio morreu em 1874 e foi enterrado debaixo de um grande Jatobá, na margem da estrada que passava por sua fazenda, dando origem a um cemitério.
José Nunes de Medeiros, herdeiro de José Venâncio vendeu a fazenda Jerônimo Pequeno para Antônio Bartolomeu dividindo a fazenda entre seus herdeiros. Hilário Guimarães ficou a parte onde hoje é parte da cidade de Gurinhatã e José Martins Alameu se instalou na região do cemitério do Jatobá doando terras para a formação do patrimônio onde foi construída uma capela dedicada a São Jerônimo em 1930 iniciando a formação de um povoado em seu entorno.
Em 1943 o povoado se elevou a distrito do município de Ituiutaba com o nome de Gurita e se desmembrou em 31 de dezembro de 1963 para se elevar a categoria de município com o nome de Gurinhatã.
Hoje, março de 2025, o município de Gurinhatã conta com uma população de aproximadamente 5.500 habitantes, com um domínio territorial de 1.844,347Km², em altitude de 543m, é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio da Prata que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.
Os municípios que fazem divisa com o município de Gurinhatã são: Ipiaçu, Ituiutaba, Campina Verde e Santa Vitória.
A base da economia do município de Gurinhatã é a agropecuária e prestação de serviços.