Cruzeiro da Fortaleza, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Cruzeiro da Fortaleza, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Cruzeiro da Fortaleza no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Cruzeiro da Fortaleza é feito pela rodovia BR 146 entre as cidades de Serra do Salitre e Patos de Minas e está a 395 Km da capital Belo Horizonte.
No início da colonização do Triangulo Mineiro, que foi definido como território da capitania de Minas Gerais em 1816, a região foi explorada por bandeirantes que descobriram ouro e diamantes atraindo muitos garimpeiros clandestinos que usavam a referencia das picadas dos bandeirantes, que facilitavam a estes, descobrirem novas jazidas. Estas picadas pelos sertões também começaram a se tornar alvo de povos originários e escravos fugitivos aquilombados para saquear as comitivas que por elas transitavam, roubando animais, suprimentos, ferramentas ouro e diamantes.
O governo da capitania precisou interferir com tropas na região para exterminar com os povos originários e capturar os escravos aquilombados. Durante a intervenção das tropas do governo foram criados quarteis ou fortalezas em pontos de maior incidência dos ataques minimizando satisfatoriamente os saques.
Nas margens do encontro das águas dos córregos do Sabão e do Inhame, que nasciam nas encostas da Serra do Salitre, foi encontrada a ruína de um destes quartéis, que deu nome a região como Mata da Fortaleza, por fazendeiros e tropeiros que usavam aquela trilha onde foi instalada no ponto mais alto uma grande Cruz em aroeira.
Um dos primeiros fazendeiros a adquirir terras onde é hoje o município de Cruzeiro da Fortaleza foi Antônio Luiz da Silva Leite, formando a fazenda Capão da Lagoa. Foi ele, em 1881, quem construiu uma pequena capela dedicada a Santa Cruz, próximo a uma árvore de sobra acolhedora, usada como ponto de descanso por tropeiros, onde famílias foram se instalando iniciando a formação do povoado de Cruzeiro da Fortaleza.
Em 1911 o povoado de Cruzeiro da Fortaleza se elevou a distrito do município de Patrocínio.
em 1º de março 1963, se desmembra de Patrocínio para se elevar a município.
Hoje, agosto de 2024, o município de Cruzeiro da Fortaleza conta com uma população de aproximadamente 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 185,505Km², em altitude de 865m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Fortaleza que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.
Os municípios que fazem divisa com o município de Cruzeiro da Fortaleza são: Patos de Minas, Serra do Salitre, Patrocínio e Guimarânia.
A base da economia do município de Cruzeiro da Fortaleza é a agropecuária e prestação de serviços.
As terras do município, com topografia também plana ondulada, somado ao clima, fertilidade e muitos recursos em água é ocupado por pastagens, café, milho, soja e sorgo entre outros e na pecuária seguem com objetivos focados no melhoramento do rebanho pela excelência na produção de carne e leite.
O turismo religioso é muito forte com comemorações em quase todos os meses do ano, mas a Festa Regional do Queijo é um dos eventos mais importantes na cidade com shows de artistas renomados e locais, desfiles, cavalhadas, maratonas e eleição da Rainha do Queijo entre barraquinhas de comidas típicas e artesanato.
As áreas de reservas ambientais, o rio Fortaleza e a represa Bela Vista são muito procuradas por visitantes contempladores da natureza e praticantes de esportes radicais.
Seu povo acolhedor e orgulhoso pela bela cidade que vivem espera lhe receber em suas festas e comemorações para você conhecer, se divertir e quem sabe morar e investir em Cruzeiro da Fortaleza.




