Piedade dos Gerais, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Piedade dos Gerais, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Piedade dos Gerais na região imediata de Oliveira, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Piedade dos Gerais é feito pela rodovia MG 040 entre as cidades de Bonfim e Crucilândia com mais 19 Km até o centro da cidade e está a 100 Km da capital Belo Horizonte.

No início dos anos de 1700 a comitiva de Fernão Dias Pais Leme, bandeirante paulista, o primeiro a explorar ouro no vale do Alto Paraopeba, ao passar pela região, dois de seus integrantes, Manoel Teixeira Sobreira e Manoel Machado decidem se instalar na região atraídos pelas belezas naturais, fertilidade da terra e abundancia em água para se apossar de terras para produção agrícola.

Manoel Sobreira e Manoel Machado receberam as sesmarias de suas posses, uma grande extensão de terras que abrangia onde hoje existem as cidades de Bonfim, Belo Vale e Piedade dos Gerais.

Nos vales, grotas e serras do Alto Paraopeba escravos fugitivos se aquilombaram até o fim da escravidão em local que ficou conhecido por Quilombo dos Gerais.

Manoel Sobreira chegou a ser o homem mais rico da capitania de Minas Gerais e para identificar suas posses, construiu várias capelas nos limites das fazendas de sua propriedade. No entorno de muitas destas capelas começaram a formar núcleos de famílias de ex escravos e outras que trabalhavam nas fazendas da região.

Em um destes núcleos se formou o povoado de Nossa Senhora da Piedade dos Campos Gerais sob Jurisdição do município de Bonfim.

Em 1923 o povoado se eleva a distrito de Bonfim com o nome de Piedade dos Gerais e em 31 de dezembro de 1962 se desmembra do município de Bonfim para se elevar a categoria de cidade.

Hoje, outubro de 2024, o município de Piedade dos Gerais conta com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 260,633Km², em altitude de 784m, é banhado por córregos afluentes do rio Macaúbas que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Piedade dos Gerais são: Bonfim, Belo Vale, Jeceaba, Entre Rios de Minas, Piracema e Crucilândia.

A base da economia do município de Piedade dos Gerais é a agropecuária e prestação de serviços.

A grande maioria de propriedades rurais do município de Piedade dos Gerais são pequenas, com granjas de criação de aves e suínos, mas com grande potencial na produção de Leite onde o rebanho se distribui em pastos de excelente qualidade e são manejados com técnicas para melhoramento genético em busca da excelência em qualidade e produtividade.

No município também se produz feijão, milho, mandioca, abacate, caqui, laranja, manga, limão e maracujá entre outros.

Piedade dos Gerais é mais uma das cidades com o DNA de interior mineiro, mesmo estando tão próximo da capital, não se deixa contaminar por influências causadas pelo progresso desordenado, mesmo assim precisa se adequar em seus sites oficiais com informações de suas secretarias voltadas para um público que deseja conhecer, morar ou investir na cidade.

A natureza do município é exuberante com montanhas, vales, o rio Macaúbas, nascentes e cachoeiras em estado natural de conservação sem poluentes e respeito ao meio ambiente que enche de orgulho seu povo hospitaleiro e muito religioso que lhe convida para uma pescaria, banho de cachoeira, trilhas e observação de sua abundante flora e fauna.

As festas populares, eventos culturais e comemorações religiosas são sempre muito bem frequentadas com shows, competições e barraquinhas de guloseimas e artesanatos.