Bonfim, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Bonfim, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Bonfim no sul da região Metropolitana de Belo Horizonte, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
O acesso a cidade de Bonfim é feito pela rodovia MG 040 entre as cidades de Brumadinho e Crucilândia e está a 90 Km da capital Belo Horizonte.
A partir do ano de 1500, descobrimento do Brasil, até 1530, a única atividade econômica, tratada por Ciclo do Pau Brasil, era a extração de madeiras. Em 1530 inicia-se o ciclo da Cana de Açúcar e o litoral brasileiro começa a receber visitas de navios da França e Inglaterra. A coroa portuguesa precisou então dividir o Brasil em capitanias para promover a colonização do território e se proteger das invasões.
O ciclo da cana-de-açúcar durou pouco mais de um século quando a Holanda dominou o mercado, com produção nas Antilhas, desestimulando a produção nacional, que motivou o início das explorações por metais preciosos, principalmente na capitania de Minas Gerais.
No final do século XVII, os paulistas começam a desbravar os sertões da capitania de Minas Gerais encontrando as primeiras jazidas de ouro.
As comitivas do bandeirante Fernão Dias Paes a partir de 1674 foram os primeiros a passar pela região onde é hoje o município de Bonfim, sem sucesso na busca por metais preciosos.
As terras férteis, clima muito agradável e muitos recursos em água nos sertões do Paraopeba, motivou a ocupação por posseiros e sesmeiros para atender as demandas de alimentos das regiões mineradoras.
Os primeiros a se instalar em terras na região do Paraopeba a partir de 1700, foram os sesmeiro Manoel Teixeira Sobreira e seu primo-sócio Manoel Machado, formando várias fazendas na região, uma delas a fazenda da Palestina, próximo ao ribeirão Águas Claras onde foi encontrada uma placa com a Inscrição “1728 Rei El Viva”, que é um dos marco da fundação da cidade. Manoel Sobreira chegou a ser o homem mais rico da Capitania de Minas e em 1750 mandou construir uma capela na Fazenda Palestina. Outra fazenda de Manoel Sobreira, que cultivava roças de milho, deu nome ao povoado que se formou com nome de Rocinha.
O nome do Arraial da Rocinha foi alterado para Bonfim para marcar a chegada da Imagem do padroeiro Senhor Bom Jesus, que foi trocada na entrega por outra imagem que iria para a igreja de Belo Vale.
O Arraial do Bonfim se elevou a Vila em 16 de março de 1839 desmembrado de Congonhas do Campo com o nome de Bonfim do Paraopeba mais tarde o nome foi reduzido apenas para Bonfim.
Hoje, outubro de 2024, o município de Bonfim conta com uma população de aproximadamente 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 301,210Km², em altitude de 930m e é banhado por córregos afluentes do rio Macaúbas e pertencem a bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Bonfim são: Brumadinho, Belo Vale, Piedade dos Gerais, Crucilândia e Rio Manso.
A base da economia do município de Bonfim é a mineração, agropecuária e prestação de serviços.
Na área rural de Bonfim se produz milho, feijão, frutas, cana-de-açúcar, alho, batata doce, amendoim, carne bovina, suína e aves entre outras.
O Carnaval a Cavalo é uma tradicional festa do município de Bonfim introduzida no calendário da cidade em 1840 pelo padre português Chiquinho. A festa é uma representação do enfrentamento entre Cristãos e Mouros, com 12 cavaleiros cada, onde a vitória dos Cristãos permite converter os Mouros ao cristianismo.
Outras festas populares, eventos culturais e comemorações religiosas são frequentes no calendário de eventos da cidade que podem ser uma boa oportunidade para você se divertir, morar ou quem sabe investir no município de Bonfim