Pará de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pará de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Pará de Minas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos publicar todas as 853 cidades de Minas Gerais, para você que quer rever sua cidade ou pesquisar condições para visitar, morar ou investir e, se gostar do nosso trabalho, lhe convidamos a fazer parte do Clube de Assinantes do Canal Naeco, por apenas R$7,99 você ajudará a cumprir esta meta, que divulgará a sua cidade.

O acesso a cidade de Pará de Minas é feito pela rodovia BR 262 distante da Capital Belo Horizonte por 87 Km.

A exploração da região onde é hoje a cidade de Pará de Minas se deu no final do século XVII, pelos bandeirantes paulistas Fernão Dias Paes Leme e Borba Gato seguindo pelas margens do rio Pará.

Com a descoberta de ouro onde é hoje a cidade de Pitangui, foi aberta uma estrada para ligar a região ao território paulista. No trajeto foi criado um ponto de apoio nas margens do ribeirão Paciência para repouso dos viajantes, onde começou a formar um povoado por famílias que se fixaram para cultivar as terras de excelente qualidade. Com a distribuição de sesmarias na região, um dos sesmeiros, Manoel Batista, conhecido pela alcunha de Pato Fofo, foi o responsável pela construção da capela dedicada a Senhora da Piedade em 1772, conquistando respeito e popularidade, fazendo o povoado ser conhecido por Patafofo.

O trânsito pela estrada que ligava as minas de Pitangui ao território paulista era muito intenso propiciando ao povoado do Patafofo um rápido desenvolvimento como mercado de suprimentos para as cidades vizinhas e viajantes em trânsito.

O povoado começou a crescer a partir da produção de cana-de-açúcar, grãos e no início do século XIX inicia a instalação de pequenas indústrias têxteis e a pecuária começa a se expandir.

Em 1846 é criado o distrito Arraial do Patafofo, subordinado ao município de Pitangui.

Várias categorias e nomes foram dados ao Arraial do Patafofo, entre eles, Vila do Pará.

Em 20 de setembro de 1859 a Vila do Pará se desmembra de Pitangui se elevando a município.

Em 1908 com autossuficiência em energia elétrica é inaugurada a primeira grande indústria têxtil do município a Companhia Nacional Paraense, assim como, também é inaugurada a estação da Estrada de Ferro Paracatu.

Em 1921 o município passa a se chamar Pará de Minas.

Hoje, junho de 2024, o município de Pará de Minas conta com uma população se aproximando de 98.000 habitantes, com um domínio territorial de 551,247 Km², em altitude de 788m e é banhado pelo ribeirão Paciência que pertence a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pará de Minas são:  Florestal, Mateus Leme, Itaúna, Igaratinga, Conceição do Pará, Onça do Pitangui, São José da Varginha e Esmeraldas.

A base da economia do município de Pará de Minas no setor primário - agropecuária - tem motivos para se orgulhar na produção carne, ovos, leite e o município é considerado polo na criação de suínos e aves.

No setor secundário a produção industrial do município de Pará de Minas está associada ao agronegócio, indústrias têxteis, siderurgia, entre outras instaladas em dois distritos industriais com empresas de diversos segmentos e produtos variados.

No setor terciário o centro da cidade de Pará de Minas concentra um dos principais núcleos comerciais da região com grande, médias e pequenas empresas com muitos produtos e serviços de tudo.

Aos visitantes, Pará de Minas oferece muitos atrativos como a antiga Estação Ferroviária, o Cine-Pub com galeria de arte e barzinho que apresenta shows ao vivo, Circuito Turístico Verde, Trilha dos Bandeirantes, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Casa Maria Capanema, Cristo Redentor, Serra de Santa Cruz, Igreja Nossa Senhora das Graças, entre muitos outros.

As festas populares, exposições, feiras, manifestações culturais e comemorações religiosas se somam aos motivos para você passear, morar ou investir no município de Pará de Minas.