Monte Alegre de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Monte Alegre de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Monte Alegre de Minas na região do Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Monte Alegre de Minas é feito pela rodovia BR 365 entre as cidades de Uberlândia e Ituiutaba e está a 604Km da capital Belo Horizonte.

Olhando esta imensidão de terras de excelente qualidade, topografia e clima espetaculares, com boas cercas, máquinas e equipamentos de última geração e ótimas estradas para receber insumos e despachar a produção não tem como imaginar o início da colonização no Triangulo Mineiro, iniciada em 1816, quando poucos proprietários ainda tinham escravos, mas sem nenhuma outra condição que pudessem plantar mais que poucos hectares, além disso eram propriedades imensas que dependia de patrulhamento permanente para não serem invadidas.

Quando a corrida por terras começou a se intensificar culminando com o final da escravidão em 1888 o que poderia ser problema começou a ser solução e muitos proprietários de grandes extensões de terras começou a criar pequenos povoados com casas simples para instalar famílias de colonos que quisessem trabalhar em sistema de meia em suas fazendas e outros proprietários vendiam parte do que tinham em pequenos sítios e ranchos.

As primeiras famílias a se fixarem em terras onde é hoje o município de Monte Alegre de Minas foram os Martins Pereiras, Gonçalves da Costa e Martins de Sá iniciando um povoado que deram o nome de São Francisco das Chagas de Monte Alegre. O nome se deve a devoção dos pioneiros que tinham o hábito de se reunir no alto de uma serrinha para trocar informações sobre suas atividades, rezar e cantar.

José Antônio Pereira da família Martins Pereira, em 1870, foi informado que na região do Campo Grande de Vacaria no Estado do Mato Grosso, poderia conseguir área de terras bem maiores e resolveu se arriscar deixando sua família e propriedade aos cuidados de João Nepomuceno. Para resumir em 1875 João Antônio Pereira voltou ao povoado de Monte Alegre para buscar sua família, retornando a Campo Grande de Vacaria se tornando o fundador da cidade de Campo Grande-MS.

O povoado de Monte Alegre foi se desenvolvendo com a chegada de novas famílias e se elevou a distrito do município de Prata em 1843.

Em 16 de setembro de 1870 se desmembra do município de Prata para se elevar a categoria de município com o nome de Turibaté que foi novamente alterado em 1943 para Monte Alegre de Minas.

Hoje, março de 2025, o município de Monte Alegre de Minas conta com uma população de aproximadamente 21.000 habitantes, com um domínio territorial de 2.595,957Km², em altitude de 730m, é banhado córregos afluentes do ribeirão Monte Alegre que pertencem a bacia do Rio Paranaíba.

Os municípios que fazem divisa com o município de Monte Alegre de Minas são: Tupaciguara, Uberlândia, Prata, Ituiutaba, Canápolis, Centralina e Araporã.

A base da economia do município de Monte Alegre de Minas é a agropecuária e prestação de serviços.

O município de Monte Alegre de Minas já foi um dos maiores produtores de abacaxi do Brasil, hoje a cana-de-açúcar ocupa a maior parte de área plantada do município para atender as demandas de usinas produtoras de álcool e açúcar do município e região, mas também se colhe frutas, soja, algodão e mandioca entre outras culturas.

Na pecuária se destaca a produção de carne e leite, com participação significativa de granjas de produção de frango, ovos e suínos.