Simonésia, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Simonésia, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Este vídeo é uma apresentação do município de Simonésia, filmado em solo, em voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O município de Simonésia pertence a Zona da Mata de Minas Gerais e está a 313 km da Capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é pela rodovia BR 262 entrando por Realeza e seguindo por estrada de terra por 27 Km, ou pela BR 262 passando por Manhuaçu e seguindo por 30 Km pela MG 111.

Os primeiros a chegaram na região onde seria a cidade de Simonésia, Luciano Galo Mendes e Leonardo Manoel de Oliveira se sentiram atraídos por uma grande montanha de pedra e a seguiram como referência até a cabeceira de um rio onde resolveram se fixar em 1855, nomeando o lugar por São Simão. Com o tempo outros colonos e aventureiros foram chegando construindo casas dando origem ao arraial de São Simão.

Em 1875 a igreja matriz é construída e dois anos depois o arraial é escolhido como sede do município da Vila de Manhuaçu. Mais tarde São Simão perde o status de sede que é transferido para o povoado de São Lourenço de Manhuaçu e São Simão passa a ser distrito deste.

O desenvolvimento de São Simão o eleva a município em 31 de dezembro de 1943 passando a se chamar Simonésia.

Hoje, fevereiro de 2024, o município de Simonésia conta com uma população se aproximando de 20.000 habitantes, com um domínio territorial de 487,850 Km², em altitude de 598m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Manhuaçu que pertencem a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Simonésia são: Ipanema, Santana do Manhuaçu, Manhuaçu, Santa Bárbara do Leste e Caratinga.

A economia do município está baseada na agropecuária e prestação de serviços, mas o café é o principal arrecadador de Simonésia.

As festas populares e comemorações religiosas em Simonésia são agendas que o município esmera na organização com barraquinhas de artesanato e comidas típicas, Shows e atividades culturais.

O Canal Naeco faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado, para o qual nos oferecemos a produzir, sob patrocínio.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos, sem nenhum custo, para que os nossos espectadores, possam ser motivados a visitar sua cidade.