Tarumirim – MG

Cidade e lugares para passear, morar e investir.

Tarumirim – MG, cidade e lugares para passear, morar e investir.

O município de Tarumirim localiza-se no Vale do Rio Doce, região leste de Minas Gerais, está a 290 Km da capital Belo Horizonte, 75 Km de Caratinga e de Governador Valadares, o acesso é feito pela BR 116 entrando pelo distrito de Taruaçu e seguindo por mais 13 Km pela BR 458 até Tarumirim, conforme referências por mapa neste vídeo.

Patrimônio do Cunha é o nome do povoado que deu origem ao município de Tarumirim tendo Antônio Cunha e seus irmãos como os primeiros a se instalar para formação do povoado.

O povoado do Cunha fazia parte do antigo distrito de Cuité que ocupava quase todo o leste mineiro com sede onde é hoje a cidade de Conselheiro Pena.  A notícia da descoberta de jazidas de ouro na região levou a abertura de uma estrada para ligar Cuité a Vila Rica atravessando o rio Doce pela ponte conhecida hoje como Ponte Queimada e, a estrada, recebeu o nome de Estrada do Degredo.

Os distritos de Bananal Grande e Pega Bem, que pertencem ao município de Tarumirim, desempenharam papéis relevantes em toda a história de Cuité e da Estrada do Degredo como pontos de abastecimento, guarda e exploração mineral.

A estrada ganhou este nome por servir como rota para o presídio de Cuité, onde eram levados presos garimpeiros clandestinos, traficantes, escravos fujões, índios rebeldes e criminosos de toda ordem.

Tarumirim se elevou a distrito de Caratinga em 1911. Em 31/01/1938 se desmembrou para formar o município de Tarumirim.

A tradução do nome Tarumirim vem de “taru” na língua Krenák que significa “céu” e da língua Tupi “mirim” significa “pequeno” resultando em Céu Pequeno.

Hoje, dezembro de 2023, o município de Tarumirim conta com uma população se aproximando de 14.500 habitantes, em uma área de 731,753 Km², em altitude de 284m e é banhado pelo rio Caratinga e seus afluentes que pertencem a bacia do Rio doce.

Os municípios confrontantes de Tarumirim são: Itanhomi, Conselheiro Pena, Alvarenga, Inhapim, Dom Cavati, São João do Oriente, Sobrália e Engenheiro Caldas.

A criação de gado de corte, leiteiro e a produção agrícola são as principais fontes de receita do município seguido por prestação de serviços, mas o município também tem tradição e fama na produção de cachaças artesanais.

A intensa participação na história da formação dos povoados na região, as festas populares e comemorações religiosas se somam aos motivos que fazem de Tarumirim um bom lugar para passear, morar e investir.

As informações neste vídeo serão atualizadas periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou sugerir qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.