Paineiras, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Paineiras, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Paineiras na região Central Mineira, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso para a cidade de Paineiras, é feito pela rodovia MG 060 entre as cidades de Abaeté e Biquinhas e está a 250 Km da capital Belo Horizonte.

O povoado que deu origem a cidade de Paineiras começou a se formar na segunda metade dos anos de 1800 quando o desabastecimento das vilas mineradoras, que cresceram exponencialmente em população, forçou a intervenção do governo de minas a incentivar a produção agrícola por cartas de sesmarias atraindo famílias de colonos para formar lavouras e criar animais para minimizar os efeitos provocados pela escassez de alimentos.

Pelos caminhos que ligavam Pitangui a Paracatu várias fazendas foram formadas se dedicando principalmente a pecuária de corte e o movimento de rebanhos em negociações do gado para engorda ou abate eram feitos por boiadeiros que pelos trechos iam criando pontos para descanso e pernoite onde muitos povoados se formaram para dar apoio criando estalagens e alguns comércios.

Um deste pontos se formou um povoado que tinha como referência grandes árvores de Paineira com boa sombra, disponibilidade de água e pastoreio. Ali se desenvolveu o arraial de Paineiras onde os primeiros moradores construíram uma capela dedicada a São Sebastião entre as fazendas da Barra e da Serra.

O povoado de Paineiras se desenvolveu com a instalação de famílias ao redor da capela para prestar serviços as fazendas da região e comerciantes para atender as demandas de tropeiros que cruzavam a estrada entre Paracatu e Pitangui com cidades que se formaram nas proximidades como Abaeté se tornando distrito desta em 1938.

As articulações políticas, motivadas pela instalação da usina Hidrelétrica de Três Marias, levou ao desmembramento do distrito de Paineiras do município de Abaeté para se elevar a categoria de cidade em 30 de dezembro de 1962 com o nome de Paineiras, no mesmo ano da Inauguração da Usina de Três Marias.

Hoje, dezembro de 2024, o município de Paineiras conta com uma população de aproximadamente 4.200 habitantes, com um domínio territorial de 637,751Km², em altitude de 800m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio São Francisco, e do rio Indaiá que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Paineiras são: Biquinhas, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Abaeté, Cedro do Abaeté e Tiros.

A base da economia do município de Paineiras é a agropecuária e prestação de serviços.

A pecuária de corte é a principal atividade do município que vem se estruturando em granjas de produção de aves e suínos.

O Eucalipto para produção de carvão e madeira vem ocupando boa parte da zona rural de Paineiras, assim como a produção de cana-de-açúcar, laranja, palmito e mandioca.

Os lugares mais visitados de Paineiras são: os braços da represa de Três Marias com lugares incríveis para passeios, trilhas, esportes náuticos e pesca esportiva. A Igreja Matriz de São Sebastião. Trilhas de acesso ao Morro do Cruzeiro. Cachoeira do Salto e Parque Municipal de Paineiras para observadores da fauna e flora regional.

O município promove a Rota dos Queijos e Doces com visitas em pequenas propriedades rurais que produzem queijos e doces artesanais com degustação.