Santa Leopoldina – E.S.

Circuito Imigrantes

Santa Leopoldina – E.S. -  Circuito Imigrantes

Antes da colonização Santa Leopoldina era habitada pelos índios botocudos. Com a chegada dos colonos europeus no século XIX, na Capitania do Espírito Santo, a cidade passou a se chamar Porto do Cachoeiro, principal polo comercial na região das montanhas do estado justificado pelo rio Santa Maria que nasce no município de Santa Maria de Jetibá a 720 m de altitude. Em sua extensão foram instaladas duas usinas hidrelétricas, a Suíça e Rio Bonito.

O rio Santa Maria corta a cidade de Santa Leopoldina se dirigindo para a bacia de Vitória, Capital.

Uma das primeiras colônias do estado do Espírito Santo, formada por imigrantes suíços, alemães, pomeranos, tiroleses e outros, cuja importância na época atraiu a visita do Imperador do Brasil D. Pedro II.

A cidade de Santa Leopoldina faz parte de rotas turísticas como a dos Imigrantes e Imperial e tem o melhor carnaval de rua da região serrana do estado, preservando as tradições de fantasias e marchinhas carnavalescas.

Em 2021 sua população contava com 12.200 habitantes e 80% destes residiam em zona rural.

Está a 47 Km da capital em uma altitude média de 65 m.

O comércio e a produção agrícola são os pontos fortes da cidade sendo atualmente o maior produtor de Gengibre do Brasil além do Café, Verduras e Frutas.

Para os visitantes recomento uma visita no Museu do Colono, nas cachoeiras e trilhas.

Santa Leopoldina é um paraíso ecológico com várias cachoeiras, rica em fauna e flora com um grande potencial turístico, cultura, lazer e prática de esportes radicais.