São João Del Rei, MG

Cidade para passear, morar e investir.

São João Del Rei, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de São João Del Rei no Campo das Vertentes de Minas Gerais, filmado em solo nas ruas, estradas rurais e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O Canal Naeco vai postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O acesso a cidade de São João Del Rei é feito pela BR 265 ou BR 494 e fica a 190 Km da Capital Belo Horizonte.

No final do século XVII Tomé Portes Del Rei, paulista, procedente de Taubaté se instalou nas margens do Rio das Mortes onde conquistou o direito de cobrar a passagem pelo rio das Mortes de todas as embarcações do Porto Real, onde em 1702 começou a surgir o povoado que originou a cidade de São João Del Rei.

Em 1703 o português Manuel João de Barcelos descobriu, nas encostas das serras os cascalhos de ouro denunciando existir uma grande jazida do metal na região.

Os paulistas Pedro do Rosário e Lourenço da Costa foram os primeiros a garimpar na região atraindo muitos forasteiros e “faisqueiros” aventureiros iniciando um conflito generalizado nas regiões produtoras, onde os paulistas, pioneiros na exploração aurífera, reivindicaram a exclusividade, que não foi atendida iniciando um sangrento confronto entre paulistas e forasteiros que a história chamou de “Guerra dos Emboabas”.

Os paulistas perderam a guerra, a Coroa Portuguesa estabeleceu os limites das capitanias de São Paulo e Minas Gerais e criou a cobrança do “Quinto” na exploração do Ouro e pedras preciosas.

Emboabas foi o nome que os paulistas deram aos oportunistas invasores de suas descobertas. “Faisqueiros” eram garimpeiros nômades, clandestinos e o “Quinto” era o imposto sobre os produtos minerados taxados em 20%.

A capitania de Minas Gerais para fazer cumprir as novas exigências formou sua guarda convidando vários paulistas que aceitaram se engajar.

As tropas do governo montaram vários quartéis pela capitania de Minas para fiscalizar e coletar impostos, combater os saques frequentes às comitivas por escravos aquilombados, julgar e punir até com a morte dos infratores.

O povoado cresceu formando o arraial do Rio das Mortes e mesmo abalado pelos conflitos, continuou a prosperar com a exploração do ouro, agricultura e pecuária e em 1713, se elevou a vila com o nome de São João Del Rei para homenagear o Rei de Portugal D. João e o primeiro morador Tomé Portes Del Rei.

A vila de São João Del Rei se elevou a município em 6 de março de 1838.

Hoje, junho de 2024, o município de São João Del Rei conta com uma população se aproximando de 91.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.452,002 Km², em altitude de 904m, é banhado pelo rio das Mortes e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Grande.

Os municípios que fazem divisa com o município de São João Del Rei são: Coronel Xavier Chaves, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Prados, Barbacena, Ibertioga, Piedade do Rio Grande, Madre de Deus de Minas, Carrancas, Nazareno, Conceição da Barra de Minas e Ritápolis.

A base da economia do município é a agropecuária que detém práticas e manejo com tecnologias de ponta favorecido ainda pelo imenso território onde as terras de excelente qualidade, topografia, disponibilidade de água, clima e altitude colaboram na produtividade e qualidade da produção.

As Instituições de ensino são inúmeras, públicas e privadas, em todo nível e modalidade com destaque para o colégio Tiradentes da PMMG e a Universidade Federal de São João Del Rei.

O turismo em São João Del Rei oferece uma diversidade de opções entre suas belezas naturais e histórico. São museus, Bibliotecas, Igrejas, Catedrais, Teatros, Monumentos, Fazendas e Estação Ferroviária.

É berço de muitas pessoas ilustres como empresários, políticos, artistas e desportistas.

A agenda de eventos se distribui por todos os meses do ano com festas populares, exposições, feiras, apresentações culturais, esportivas e comemorações religiosas que reforçam os motivos para você passear, morar ou investir em São João Del Rei.