Cachoeira da Prata, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Cachoeira da Prata, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Cachoeira da Prata na região Metropolitana de Belo Horizonte, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Cachoeira da Prata é feito pela rodovia MG 238 entre as cidades de Sete Lagoas e Maravilhas e fica a 95 Km da capital Belo Horizonte.

As informações que apresentamos em nossos vídeos, das 853 cidades de Minas Gerais que pretendemos completar até o final do ano de 2026, podem dar ao nosso expectador, uma boa avaliação para quem pretende visitar, morar e investir.

A data da formação do município, o tamanho e sua população podem dar uma noção da velocidade e proposta de desenvolvimento, assim como a altitude influencia na temperatura e os rios da bacia para possíveis interferências de enchentes ou riscos de rompimentos de barragens, mesmo assim, com imagens das ruas e voos com drones, sabemos que 12 minutos em média é muito pouco para mostrar tudo, que afetam em muito nos custos com viagens e hospedagens.

Por isso se você estiver gostando do nosso trabalho deixe seu like, se inscreva e compartilhe este vídeo, isto ajuda em muito, para nós criadores de conteúdo e se puder colaborar financeiramente no “Clube de Assinantes” ou clicando no “Valeu”, qualquer valor, para nós, será o máximo.

Nas histórias da origem de cidades mineiras é muito comum a citação da presença de nativos originários a partir do século XVII, que pode parecer, que eram tanto quanto somos agora, mas na verdade a medida que os bandeirantes avançavam pelos sertões de Minas, as tribos migravam para não serem exterminadas pelos sertanistas. Dessa maneira tribos se uniam e outras vezes se aliavam a escravos fugitivos, em seus quilombos, começando a resistir invasões e saquear comitivas em conflitos sangrentos deixando muitas vítimas em nossa história.

Na história do município de Cachoeira da Prata não foi diferente neste quesito, principalmente por se tratar de uma região de natureza deslumbrante e muitos recursos naturais, mas a formação do povoado não foi tão comum como a maioria dos outros.

Em 1886 foi criada a Indústria Têxtil Cachoeira dos Macacos, nas margens do ribeirão dos Macacos, pelos sócios majoritários João da Mata Teixeira e Jerônimo Francisco França, onde em seu entorno começou a surgir o povoado de Cachoeira dos Macacos.

A indústria cresceu, assim como o povoado sob forte influência do Dr. Geraldo Pereira da Rocha, advogado, contratado em 1940 para gerenciar a fábrica a convite de Christiano França Guimarães, descendente de João da Mata.

Dr. Geraldo era muito carismático e conquistou a confiança dos funcionários se tornando uma espécie de conselheiro das famílias no povoado.

Em 30 de dezembro de 1962 o povoado de Cachoeira dos Macacos se desmembra do município de Inhaúma para se elevar a categoria de município com o nome de Cachoeira da Prata.

Hoje, novembro de 2024, o município de Cachoeira da Prata conta com uma população de aproximadamente 3.500 habitantes, com um domínio territorial de 61,206Km², em altitude de 707m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do rio Paraopeba que pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Cachoeira da Prata são: Inhaúma e Fortuna de Minas.

A base da economia do município de Cachoeira da Prata é a extração de areia, agropecuária e prestação de serviços.

O município que foi criado sobre forte influência política para instalação da Cia Têxtil, fechada em 1990, com um dos menores municípios em domínio territorial, tem como base de receita do município a extração de areia e funcionários da prefeitura.

A cidade de Cachoeira da Prata é muito agradável, tranquila e hospitaleira com muitos atrativos naturais e os pontos mais visitados são: O Cruzeiro, Lago e Represa do Ribeirão dos Macacos, o conjunto de casas em estilo barroco e colonial que deram origem ao povoado em 1886, Estádio Municipal, Igreja Sagrado Coração de Jesus e Praça da Matriz entre outros.

O município também promove exposições, festas populares, feiras, eventos culturais e manifestações religiosas com shows, barraquinhas de artesanato e comidas típicas da região que se juntam a todos os outros motivos para você vir passear, morar ou investir em Cachoeira da Prata.