Resplendor, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Resplendor, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Resplendor na mesorregião do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Resplendor é feito pela rodovia BR 259 entre as cidades de Conselheiro Pena e Aimorés e está a 440Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A região onde é hoje a cidade de Resplendor tem marcada em suas grutas, pinturas rupestres deixadas por primitivos habitantes e a partir do final do século XIX os primeiros exploradores encontraram resistência de nativos da etnia Aimorés quando o francês Guido Marlière conseguiu minimizar os conflitos facilitando a instalação do coronel Manoel Gonçalves de Morais Carvalho se apossando de terras por cartas de sesmarias que mais tarde repassou para outras famílias iniciando fazendas de produção agrícola.

A instalação da Estrada de Ferro Vitória Minas a partir do ano de 1910 impulsionou o desenvolvimento do povoado que se formou nas duas margens do rio Doce, estimulando o crescimento do povoado e as atividades: agrícolas, mineração, comerciais e implantação de indústrias.

O povoado atingiu rapidamente importância econômica em terras que pertencia ao município de Caratinga que elevou o povoado a categoria de distrito, em 1911 com o nome de Resplendor, inspirado pelo reflexo sol na montanha próxima ao distrito.

Em 1915 o distrito de Resplendor foi transferido para o município de Aimorés do qual se desmembrou em 17 de dezembro de 1938.

Em 1971 foi inaugurada a ponte sobre o rio Doce ligando as duas partes da cidade facilitando o acesso a BR 259.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, abril de 2025, o município de Resplendor conta com uma população de aproximadamente 17.398 habitantes, com um domínio territorial de 1.081,793Km², em altitude de 100m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo rio Doce e alguns de seus afluentes que pertencem a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Resplendor são: Itueta, Santa Rita do Itueto, Conselheiro Pena, Goiabeira, Cuparaque e o Estado do Espírito Santo.

Economia:

A base da economia do município de Resplendor é a agropecuária, mineração e prestação de serviços.

Os produtos agrícolas que se destacam na produção é o milho, cana-de-açúcar e mandioca entre outros.

Turismo:

O município tem têm uma grande extensão territorial com muitas montanhas, o Parque Estadual de Sete Salões que é uma área de preservação ambiental do município, vales e o privilégio de ser banhado pelo rio Doce que também sofre com o desrespeito ambiental praticamente sem matas ciliares, recebendo descargas de industrias e sujeito a desastres de rompimento de barragens como já aconteceu.

A cidade conta com espaços públicos culturais como museu, centro cultural, bibliotecas, ginásios poliesportivos, estádio de futebol, clubes, associações recreativas e faz parte do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce.

A agenda de festas populares, eventos culturais, esportivos, exposições e comemorações religiosas, com as tradicionais barraquinhas de artesanatos, comidas regionais e shows se somam aos motivos para você vir se divertir, morar ou investir em Resplendor.

Se você quiser divulgar os eventos da sua cidade, faça pelos comentários nesta postagem, isto certamente poderá motivar nossos espectadores a visitar a sua cidade.

Fechamento:

Eu espero que estas informações tenham atendido a sua expectativa, obrigado pela visita, um grande abraço e até a próxima apresentação de mais uma bela cidade do estado de Minas Gerais.

 

#resplendor #valedoriodoce #cidadedeminasgerais