São Pedro do Suaçuí, MG
Cidade para passear, morar e investir.
São Pedro do Suaçuí, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de São Pedro do Suaçuí na mesorregião do Vale do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de São Pedro do Suaçuí é feito a partir da BR 120 entre as cidades de José Raydan e São João Evangelista ou pela MG 416 a partir da cidade de Peçanha e está a 320Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
Os povos originários que habitavam os sertões do Rio Doce, foram praticamente exterminados em conflitos com exploradores de ouro e pedras preciosas, fortalecidos por tropas da coroa portuguesa que mais tarde enviou comitivas para catequisar e pacificar os nativos sobreviventes.
A ocupação de terras nas margens do rio Suaçuí Grande começou no início do século XIX com a chegada de Belarmino Alves Salema, se apossando de terras férteis e abundância em água, que integrava o distrito de Suaçuí, hoje Peçanha, no município de Serro.
Belarmino se dedicou a formar lavouras e criar animais, atraindo novos colonos para a região, mas a falta de mão de obra o levou a doar terras para a formação do patrimônio da diocese onde seria construída a capela para que em seu entorno se formasse um povoado, sob uma condição: A capela seria dedicada a São Pedro e o povoado iria se chamar São Pedro do Suaçuí.
A capela foi inaugurada em 1915 e o povoado se desenvolveu com a instalação de famílias para trabalhar nas fazendas, atraindo comerciantes para atender as demandas do arraial, fazendas e tropeiros que circulavam pelas cidades da região.
Em 1891 o povoado de São Pedro do Suaçuí se eleva a distrito do município de Peçanha, do qual se desmembrou em 30 de dezembro de 1962, para se elevar a categoria de município.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de São Pedro do Suaçuí conta com uma população de aproximadamente 5.103 habitantes, com um domínio territorial de 308,106Km², em altitude de 518m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo Rio Suaçuí Grande e seus afluentes que pertencem a bacia do rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de São Pedro do Suaçuí são: José Raydan, Peçanha, Canta Galo, São João Evangelista e São José do Jacuri.
Economia:
A base da economia do município de São Pedro do Suaçuí é a agropecuária e prestação de serviços.
Por todas as cidades que eu já passei eu escutei além de comentários históricos e fofocas atuais, muitas lendas e causos sobre fantasmas e milagres, mas existe um assunto que é muito comum, “O Tesouro Escondido”.
Na maioria dos relatos existem detalhes como árvores centenárias com inscrições gravadas em seu tronco, setas formadas por empilhamento de pedras, mapas embutidos em fissuras de paredes e assoalhos que levaram a encontrar panelas velhas amassadas com ouro e diamantes enterrados em quintais de casas antigas, pedaços de baús com o brasão da Coroa Portuguesa, provavelmente em locais onde ocorriam saques frequentes às comitivas que transportavam a produção das minas, cartas e poemas de conteúdo sem nexo que deixa entender serem código de localização de alguma coisa valiosa, entre tantos que já teriam sido descoberto principalmente em cemitérios antigos e capelas abandonadas.
Eu tenho motivos para acreditar que existam sim muitos tesouros, ainda escondidos por garimpeiros clandestinos e saqueadores que não tiveram a sorte de viver, levando para o túmulo seus segredos, mas eu aconselho aos candidatos a caçadores de tesouros perdidos a investir em loterias que tem probabilidades bem maiores de sucesso, ou investir em detectores de metais antes de deixar nosso estado de Minas como um “queijo suíço”.