Matutina, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Matutina, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Matutina na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O principal acesso para a cidade de Matutina é a partir da rodovia LMG 764, entre as cidades de São Gotardo e Tiros e está a 326 Km da capital Belo Horizonte.

A ocupação de terras na região, onde é hoje o município de Matutina, se deu a partir de 1850, inicialmente pelos irmãos João Pimenta, Sebastião Pimenta, Serafim Pimenta e Pedro Pimenta, formando suas fazendas e no encontro de suas divisas instalaram um cruzeiro e em seu entorno foram se instalando algumas famílias para prestarem serviços nas fazendas da região dando nome ao pequeno povoado de arraial dos Pimentas.

Mais tarde, José Martins se estabeleceu em uma propriedade próximo dos Pimentas que se uniram para doar terras para o patrimônio onde seria erguida uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Abadia.

O povoado dos Pimentas foi se desenvolvendo e novas fazendas foram se formando, entre elas a Fazenda Matutina do Coronel Olímpio Alves Franco, uma pessoa de muita influência política que ajudou na articulação da criação do distrito em 1943, que recebeu o nome de Matutina, sob jurisdição da cidade de São Gotardo.

Em 1951 a nova igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia é entregue a população do distrito, que se emancipou de São Gotardo em 12 de dezembro de 1953 para se elevar a categoria de cidade com o nome de Matutina.

Hoje, janeiro de 2025, o município de Matutina conta com uma população de aproximadamente 3.800 habitantes, com um domínio territorial de 260,957Km², em altitude de 1.060m e é banhado por córregos e ribeirões afluentes do Rio Abaeté e pertencem a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Matutina são: Tiros, São Gotardo, Rio Paranaíba e Arapuá.

A base da economia do município de Matutina é a agropecuária e prestação de serviços.

A pecuária extensiva é a principal fonte de receita do município, mas as granjas de aves e suínos apresentam sinais de crescimento a cada ano. Na agricultura se colhe café, alho, cana-de-açúcar, mandioca, abacate e maracujá entre outras culturas.