Córrego Fundo, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Córrego Fundo, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta o município de Córrego Fundo na região Oeste do estado de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Córrego Fundo é feito pelo KM 212 da rodovia MG 050 entre as cidades de Pimenta e Formiga com mais 3 Km até o centro da cidade que fica a 206 Km da capital Belo Horizonte.

A origem do município de Córrego Fundo se deu com a instalação de um ponto de descanso de viajantes que se dirigiam a Serra da Canastra, em meados do século XVII, nas margens de um córrego com travessia muito difícil por sua profundidade.

O local ficou conhecido por referência dos viajantes pelo nome de Córrego Fundo que corresponde a uma lenda regional que reza sobre a morte, por afogamento, de um dos viajantes, ao atravessar o córrego, sem conhecimento dos riscos.

Domingos Antônio da Silveira foi o primeiro a se instalar na região para formar sua fazenda com o nome de Córrego Fundo, em terras sob jurisdição de Ouro Preto, depois São João Del Rei, Tiradentes, Itapecerica e finalmente da cidade de Formiga, mas o desenvolvimento do povoado se deu com a instalação de fornos para a queima e beneficiamento da “Cal”.

O pequeno povoado, mas com grande potencial de produção da Cal e extração de rochas calcárias se elevou a distrito da cidade de Formiga em 1948, da qual se emancipou em 23 de outubro de 1995 para se elevar a categoria de cidade com o nome de Córrego Fundo.

Hoje, novembro de 2024, o município de Córrego Fundo conta com uma população de aproximadamente 6.000 habitantes, com um domínio territorial de 105,387Km², em altitude de 801m e é banhado pelo Córrego Fundo que pertence a bacia do Rio São Francisco.

Os municípios que fazem divisa com o município de Córrego Fundo são: Arcos, Formiga e Pains.

A base da economia do município de Córrego Fundo é a queima e beneficiamento da cal, mineração, agropecuária, turismo e prestação de serviços.

O município é polo na produção da cal e exploração da rocha calcária. A qualidade da cal depende diretamente da qualidade do calcário, tipo de queima e controle da temperatura dos fornos que as pedras são expostas.

A produção de rocha calcária do município também atende a demanda de empresas de municípios vizinhos e outros estados.

Córrego Fundo faz parte do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas por suas características das formações rochosas e proximidade do Lago de Furnas.

Mesmo com um domínio territorial pequeno e reduzido pelas explorações das rochas calcárias o município de Córrego Fundo tem uma produção significativa de carne, leite, frutas, mel de abelha e granjas de suínos e aves.