Belo Oriente, MG
História, referencias geográficas, econômicas e sociais
Belo Oriente, MG – História, referencias geográficas, econômicas e sociais.
Belo Oriente em Minas Gerais, sua história, referencias geográficas e sociais é o conteúdo deste vídeo com imagens de drones, fotos, mapas e suas peculiaridades.
Quartel do Galo foi o primeiro nome dado ao povoado, em 1811, que se formou por forasteiros em busca de terras para se instalar como agricultores, mas com a presença dos originários nativos Botocudos precisaram erguer edificações (quarteis) para impor sua resistência.
Com a chegada do Barão de Mesquita, família e escravos para se instalar na região, o povoado se consolidou com o nome de Piedade do Galo que em 1912, com a chegada da Estrada de Ferro Vitória Minas se beneficiou com uma estação onde hoje é Perpétuo Socorro.
Em 1943 foi criado o distrito com o nome de Belo Oriente, subordinado a Mesquita que em 1º de março de 1962 se emancipou ficando com um domínio territorial de 334,9 Km2, com altitude de 350m e uma população em junho de 2023 se aproximando de 27.000 habitantes.
Belo Oriente faz parte do Colar Metropolitano do Vale do Aço, é banhado pelos rios Doce, Santo Antônio e ribeirão do Galo, é cortado pela BR 381 e pela LMG 758, além da sede soma-se os distritos de Bom Jesus do Bagre, Perpétuo Socorro e São Sebastião de Braúnas.
Os Municípios limítrofes são: Açucena, Naque, Iapu. Bugre, Ipaba, Santana do Paraíso e Mesquita.
O Bioma de Mata Atlântica predomina no município de Belo Oriente, mas a expansão da área urbana e o desmatamento substituíram grande parte da floresta para formação de pastos e plantios de eucalipto aproveitando a fertilidade do solo e a topografia, que possibilita a mecanização, fazendo destas atividades a base econômica do município.
O eucalipto é a principal matéria prima para a produção de celulose e a partir da implantação da Cenibra em 1970, no distrito de Perpétuo Socorro, uma das maiores produtoras mundial de celulose branqueada, acelerou o processo de desmatamento para atender a demanda desta empresa.
As belezas naturais do município de Belo Oriente fazem do turismo um complemento de sua receita e os pontos principais de visitação são: A Praia do rio Santo Antônio, Travessão de Cima, Travessão de Baixo, lagoas, reservas ambientais, assim como vários pontos de pesca no rio Santo Antônio e rio Doce sendo a Cachoeira escura no distrito de Perpétuo Socorro um dos mais procurados.
O Artesanato, grupos teatrais e músicos da cidade se apresentam em eventos populares e comemorações religiosas em espaços culturais, ginásios poliesportivos, estádios e ruas da festeira cidade de Belo Oriente.
Este vídeo é um resumo das possibilidades oferecidas pelo município de Belo Oriente e se você que é da região quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.