Ferros, MG

Cidade e lugares para passear, morar e investir.

Ferros, MG – Cidade e lugares para passear, morar e investir. 

Neste vídeo apresentamos a cidade de Ferros com detalhes por terra, voos com drone, referências geográficas, área, população, altitude, bacia hidrográfica e sua origem.

A cidade localiza-se no Vale do Rio Doce e faz parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, está à 175 km da capital Belo Horizonte e o acesso a cidade é pela BR 120.

A estrada de acesso é asfaltada, bem sinalizada e se encontra em bom estado de conservação.

A origem da cidade de Ferros tem início no final do século XVIII com a passagem das expedições dos bandeirantes Borba Gato, Pedro Fernandes Alves e José Ferreira prospectando metais preciosos nas margens do rio Santo Antônio onde construíram depósitos de ferramentas para dar apoio aos mineradores e tropeiros e em seu entorno famílias foram se instalando para plantar e criar animais.

O primeiro proprietário de terras foi o português Pedro da Silva Chaves, devoto de Santa Ana que doou terrenos para a construção da capela do povoado que recebeu o nome de Santana de Ferros homenageando a Santa Ana, acrescentando Ferros em referência aos depósitos dos mineradores.

O povoado foi se desenvolvendo e em 1832 se elevou a distrito, subordinado a Itabira, com o nome de Santana dos Ferros.

Em 23 de setembro de 1884 se desmembrou de Itabira, se elevando a município, mas somente em 1923 o nome de Santana de Ferros foi reduzido para Ferros.

Hoje, dezembro de 2023, o município de Ferros conta com uma população se aproximando de 10.000 habitantes, com domínio territorial de 1.088,795Km², em altitude de 423m e o município é banhado pelo rio Santo Antônio, córregos e ribeirões afluentes que pertencem a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com ferros são: Dores de Guanhães, Joanésia, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Santa Maria de Itabira, Passabem, São Sebastião do Rio Preto, Conceição do Mato Dentro e Carmésia.

A base econômica do município se apoia na agricultura, pecuária e prestação de serviços sendo a receita reforçada por artesanatos, manifestações culturais, festas populares (Ferros Folia), cavalgadas, as já tradicionais celebrações religiosas da Semana Santa, Festa de Santa Ana e Festa do Rosário.

O rio Santo Antônio que corta o município de leste a oeste tem características que bem curiosas e belezas para serem exploradas.

No turismo a região rural oferece, lindas fazendas, trilhas, cachoeiras, corredeiras e montanhas para caminhadas, escaladas, canoagem, rapel e banhos.

O objetivo do Canal Naeco é tornar cada cidade que visitamos acessível a todos que queiram passear, morar ou investir e pretendemos atualizar estas informações periodicamente para acompanhar o desenvolvimento e as oportunidades geradas pelo município.

Se você quiser corrigir ou completar qualquer informação, faça pelos comentários abaixo desta postagem, você pode inclusive escrever sobre seu restaurante, pousada e produtos que os nossos espectadores, em visita a sua cidade, possam precisar.