Santo Antônio do Aventureiro, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Santo Antônio do Aventureiro, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Santo Antônio do Aventureiro na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Santo Antônio do Aventureiro é feito a partir da BR 116 entre as cidades de Leopoldina e Além Paraíba com mais 12Km até o centro da cidade que está a 350Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

A origem do município de Santo Antônio do Aventureiro se deu com a chegada de exploradores, em 1.818, com interesse em ouro e madeira das densas matas da região onde se deparavam com frequência com onças e outros animais selvagens, assim como muitos insetos transmissores de doenças, mesmo assim o desejo e a necessidade de gerar riquezas deram forças e coragem para se instalarem nas margens de um rio que deram o nome de Aventureiro e ao acampamento, como era dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, deram o nome de Santo Antônio do Aventureiro.

Os aventureiros começaram a demarcar suas posses, conforme cartas de sesmarias recebidas, atraindo outros aventureiros que se instalavam no entorno do acampamento iniciando o povoado de Santo Antônio do Aventureiro em terras que pertenciam ao município de Mar de Espanha.

O povoado foi se desenvolvendo com a venda de madeiras, plantio de lavoura de cereais, café e formação de pastos.

Em 1.852 o povoado se elevou a distrito do município de Mar de Espanha.

Em 1.923 o nome do distrito foi alterado para “Aventureiro” e em 1.938 o distrito foi incorporado ao município de Além Paraíba.

Em 30 de dezembro de 1962 o distrito Aventureiro se desmembra de Além Paraíba para se elevar a categoria de município com seu nome de origem Santo Antônio do Aventureiro.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, julho de 2025, o município de Santo Antônio do Aventureiro conta com uma população de aproximadamente 3.534 habitantes, com um domínio territorial de 201,887Km², em altitude de 630m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelos rios Angu e Aventureiro que pertencem a bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os municípios que fazem divisa com o município de Santo Antônio do Aventureiro são Leopoldina, Argirita, Senador Cortês, Mar de Espanha e Além Paraíba.

Economia:

A base da economia do município de Santo Antônio do Aventureiro é a agropecuária e prestação de serviços.

 

Conhecer Santo Antônio do Aventureiro foi como entrar em um museu a céu aberto e vivenciar a sua origem pelas ruas calçadas com pedras, casarões conservados e bem cuidados com muito bom gosto, clima agradável e habitado por pessoas que demonstram ser herdeiros das características de seus antepassados, fortes, dispostos e corajosos por manter este patrimônio histórico com tanta riqueza de detalhes.

Eu penso que a capacidade de criar condições para se produzir recursos em cidades como Santo Antônio do Aventureiro seria pelo turismo principalmente por ser tudo o que já é para não se deixar contaminar com instalações de indústrias poluentes com salários irrisórios e pouco comprometidas com a qualidade de vida e da estrutura das cidades. Por outro lado, a fuga de dinheiro circulante na cidade é cada vez mais preocupante pelo excesso de ofertas de loterias, jogos de apostas, assinaturas de aplicativos, compras em lojas virtuais, canais de televisão fechado e aumento de impostos que também são os grandes vilões que minguam os recursos da população e consequentemente da força econômica do município.

É verdade, eu reconheço que os brasileiros preferem ser explorados e maltratados em outras línguas, mas também concordo que precisamos melhorar nossa estrutura para atrair e conquistar mais visitantes.

Eu sei que o que eu faço é muito pouco, mas é o que eu posso fazer e faço com muito orgulho por ser mineiro.