Piraúba, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Piraúba, MG – Cidade para passear, morar e investir.
Abertura:
O Canal NAECO apresenta o município de Piraúba na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Como chegar:
O acesso a cidade de Piraúba é feito a partir da MG 285 entre as cidades de Astolfo Dutra e o trevo da BR 265 para Rio Pomba e está a 262Km da capital Belo Horizonte.
História da cidade:
A partir de 1830 os primeiros aventureiros que desbravaram a região onde é hoje o município de Piraúba foram Mota Vicente Pires, João Antônio Lemos, Domiciano José Vital, Pedro Coelho, Inácio Pereira Pontes entre outros, que não encontraram resistência dos nativos originários pacificados, Coropós e Coroados, aldeados nas margens de rios, se apossando de terras para formação de lavouras.
Na Fazenda Bom Jardim, o proprietário português João Antônio Lemos, tomou a iniciativa de construiu uma capela em 1854 e em seu entorno algumas famílias foram se instalando para prestar serviços em sua fazenda.
Em 1886 foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Leopoldina próximo a capela da fazenda Bom Jardim. O interesse de outras famílias em se fixar levou João Antônio Lemos a contratar o engenheiro Nominato de Souza Lima para projetar o traçado das ruas no povoado que surgiu com o nome de Piraúba e se desenvolveu rapidamente com a chegada de famílias e comerciantes atraídas pelas oportunidades proporcionadas pela qualidade das terras, rios e ribeirões com fartura em peixes, caças e facilidade de transporte da produção.
O nome “Piraúba” tem origem na língua tupi-guarani que significa pouso de peixes.
Em 1981 o povoado de Piraúba se eleva a distrito de Rio Pomba, do qual se desmembrou em 12 de dezembro de 1953 para elevar-se a categoria de município com o nome de Piraúba.
População, área, altitude, rio e municípios confrontantes:
Hoje, agosto de 2025, o município de Piraúba conta com uma população de aproximadamente 11.090 habitantes, com um domínio territorial de 144,289Km², em altitude de 380m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelos ribeirões Piraúba e Pirapetinga que pertencem a bacia do rio Paraíba do Sul.
Os municípios que fazem divisa com o município de Piraúba são: Astolfo Dutra, Guarani, Rio Pomba, Tocantins e Ubá.
Economia:
A base da economia do município de Piraúba é a agropecuária e prestação de serviços.
Imaginar que a apenas 200 anos atrás as cidades eram ligadas por trilhas que contornavam rios, por falta de pontes, triplicando distancias, sem energia elétrica, sem máquinas para plantar, colher, beneficiar e processar alimentos, sem oferta de produtos, roupas, móveis e eletrodomésticos, sem farmácias, clínicas ou médicos para evitar ou curar doenças e feridas e mesmo assim famílias se deslocavam de suas cidades e até países em busca de oportunidades na capitania de Minas Gerais que se transformou no importante centro econômico da recém-criada república brasileira. Pode até parecer que os nossos antepassados eram movidos apenas por ambição, mas eu prefiro pensar que eram pessoas desesperadas procurando conquistar meios que não tinham para sobreviver.
Neste intervalo nos tornamos autossuficientes em produção de energia elétrica com uma infinidade de usinas hidrelétricas construídas, alimentos de alta qualidade e produtividade com uso de equipamentos e manejo de ponta, milhares de quilômetros de estradas pavimentadas, aeroportos, comércio e indústria capazes de atender as demandas e mesmo assim ainda temos muito por fazer!
Se em apenas 200 anos, com todas as dificuldades chegamos a ser o que somos, o que podemos imaginar para os próximos 50 anos?