Cuparaque, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Cuparaque, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Cuparaque na mesorregião do Rio Doce, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

A iniciativa de visitar e publicar os 853 municípios de Minas Gerais tem como objetivo ampliar as possibilidades de cada espectador em relação a esta cidade. Para os nascidos ausentes a oportunidade de rever sua terra, para estudantes e visitantes um panorama geográfico e social e para os empreendedores, avaliar as oportunidades que o município oferece.

Como chegar:

O acesso a cidade de Cuparaque é feito pelo município de Goiabeira, por asfalto passando pelo distrito de Aldeia. O acesso pelo estado do Espírito Santo a partir da Serra Verde é feito por estrada de terra. Cuparaque está a 457Km da capital Belo Horizonte.

História da cidade:

Os povos originários que habitavam a região onde é hoje o município de Cuparaque eram da etnia Aimorés da tribo Krenak, que foram massacrados e os sobreviventes expulsos da região pelos primeiros exploradores portugueses que os tratavam por Botocudos.

Os primeiros desbravadores que se fixaram na região no início do século XX foram Antônio Ferreira de Lisboa, Pedro Lisboa, Francisco Garcia de Brito, José Evangelista de Miranda, Antônio Hipólito da Silva, Francisco Carmo Costa, Pedro Luciano Pinto e Sebastião Ferreira Martins entre outros.

Em 1930 Raimundo Maciel fez a doação de terras para formação do povoado que recebeu o nome de Aldeia de Cima, onde em 1.935 os Balbinos se instalaram se tornando a família mais tradicional da cidade.

O povoado Aldeia de Baixo foi formado com doação de terras por José Ferreira Junior.

Os dois povoados pertenciam a Conselheiro Pena onde o povoado Aldeia de Cima passou a distrito com o nome de Cuparaque e Aldeia de Baixo se elevou a distrito com o nome de Aldeia.

Em 01 de janeiro de 1997 Cuparaque se desmembra de Conselheiro Pena para se elevar a categoria de município recebendo o distrito de Aldeia sob sua jurisdição.

O nome da cidade é um termo na linguagem dos nativos originários que significa “Onça Pintada”.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, abril de 2025, o município de Cuparaque conta com uma população de aproximadamente 5.026 habitantes, com um domínio territorial de 226,750Km², em altitude de 200m, localizado na mesorregião do Rio Doce, é banhado pelo rio Eme que pertence a bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Cuparaque são: Conselheiro Pena, Goiabeira, Resplendor e o estado do Espírito Santo.

Economia:

A base da economia do município de Cuparaque é a agropecuária e prestação de serviços.

Turismo:

É impossível não se surpreender com tanta beleza e oportunidades que o nosso estado de Minas Gerais tem para oferecer, em qualquer uma de suas regiões com suas peculiaridades.

Quando iniciei este trabalho para filmar e postar todas as 853 cidades do estado de Minas Gerais eu sabia que seria uma tarefa longa, difícil e muito dispendiosa, mas não imaginava que me traria tanta satisfação e muitos motivos para reavaliar os efeitos dos conflitos com os povos originários, mudanças políticas e sociais, assim como os rituais para preservar tradições de nativos, escravos, religiosos e cultura que nos fizeram ter e ser o que somos hoje.

Eu sei que você que está assistindo a este vídeo agora tem interesses pontuais por este título e mesmo que eu quisesse não conseguiria atingir a satisfação de todos, por isso eu procuro oferecer imagens que possam traduzir a essência de cada cidade.

Não tenho dúvidas que algumas pessoas podem ter motivos para não gostar de uma ou de outra cidade, mas por sorte, só em Minas Gerais existem outras 853 possibilidades para se encontrar a paz e a felicidade que trabalhamos para merecer.