Pirapetinga, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Pirapetinga, MG – Cidade para passear, morar e investir.

Abertura:

O Canal NAECO apresenta o município de Pirapetinga na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas e rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Como chegar:

O acesso a cidade de Pirapetinga é feito a partir da BR 393 entre a cidades de Estrela Dalva e a divisa com o estado do Rio de Janeiro. A cidade está a 430Km da capital Belo Horizonte.

Em meu itinerário nas filmagens eu usei uma estrada de terra alternativa de Recreio para Pirapetinga com 28 Km entre as cidades.

História da cidade:

A formação do povoado que deu origem a cidade de Pirapetinga começa a partir do ano de 1.850 com a chegada de Ana Luíza de Assis Silveira, viúva de Manoel João da Silveira, para assumir por herança sua parte nas terras da sesmaria Solidão.

Ana Luiza se fixou na margem esquerda do rio Pirapetinga e próximo a sua casa mandou construir uma capela dedicada a Santa Ana onde realizou a primeira missa no dia do seu aniversário.

No entorno da casa de Ana Luiza e da capela também se fixaram outros familiares da viúva iniciando o povoado de Sant’Ana de Pirapetinga.

Em 1.860 outras fazendas foram se formando confrontando com as terras de Ana Luiza entre elas a fazenda do Engenho, uma sesmaria dividida entre o alferes Gabriel Ferreira de Souza e Antônio Vieira de Souza onde foi montado a primeira máquina para beneficiar arroz e café, assim como uma serraria para beneficiar as madeiras das áreas desmatadas para formação de lavouras e pastagens.

Na época a região da Zona da Mata mineira tinha o café como o principal produto, cujo manejo se fazia por escravos, com muitos problemas no transporte da produção por falta de estradas, mas dona Pulcena, herdeira de Antônio Vieira autorizou a passagem da linha da estrada de Ferro Leopoldina por sua propriedade e doou o terreno para a construção da estação, impulsionando o desenvolvimento do povoado de Sant’Ana de Pirapetinga com instalações de comércio para atender as demandas da região fazendo o povoado se elevar a distrito de Leopoldina em 1864 e depois transferido para o município de Além Paraíba.

Com a instalação de vários ramais da estrada de ferro na região e a crise de mão de obra a partir de 1.888 quando a princesa Isabel assinou a lei Aurea dando fim a escravidão no Brasil, o distrito de Pirapetinga perdeu parte de seu protagonismo comercial, assim como o transporte ferroviário que entrou em decadência a partir da construção da rodovia BR 393, municiando de argumentos líderes políticos do distrito de Sant’Ana de Pirapetinga a promover seu desmembramento do município de Além Paraíba para se elevar a categoria de cidade com o nome de Pirapetinga que significa “peixe pintado”, em 17 de dezembro de 1938.

População, área, altitude, rio e confrontantes:

Hoje, julho de 2025, o município de Pirapetinga conta com uma população de aproximadamente 10.772 habitantes, com um domínio territorial de 190,681Km², em altitude de 160m, localizado na mesorregião da Zona da Mata de Minas Gerais, é banhado pelo rio Pirapetinga e afluentes que pertencem a bacia do Rio Paraíba do Sul.

Além da sede o município de Pirapetinga tem os distritos de Caiapó e Valão Quente.

Os municípios que fazem divisa com o município de Pirapetinga são Recreio, Leopoldina, Estrela Dalva e o estado do Rio de Janeiro.

Economia:

A base da economia do município de Pirapetinga é a agropecuária e prestação de serviços.

 

Como você pode perceber, em minhas filmagens as imagens aéreas ou em solo, são espontâneas sem privilegiar apenas o que é bonito ou escolher cenas que não correspondem a rotina da cidade, mesmo assim sabemos que sempre tem uma obra nas ruas e praças, trânsito mais intenso em alguns períodos e variações no visual conforme a época do ano.

Em minha passagem pela cidade de Pirapetinga eu percebi que o trânsito de caminhões pesados no centro da cidade é muito intenso criando problemas frequentes nas ruas estreitas que prejudicam comerciantes e moradores exigindo criar alternativas para desviar o acesso da empresa de destino, ou realoca-la para a rodovia BR 393. Bem próximo a entrada da cidade, foi instalado uma praça de pedágio que também não se justifica pela falta de qualidade no trecho da concessão, mas tudo isso não tira o brilho e o charme de Pirapetinga com seu povo muito simpático e acolhedor onde fui recebido muito bem e pude provar o delicioso tempero e a hospitalidade da cidade.