Santana do Riacho, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Santana do Riacho, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Santana do Riacho, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
O Acesso a cidade de Santana do Riacho, localizado na região central do Estado de Minas Gerais, é feito pela rodovia MG 010.
O povoado que deu origem a cidade de Santana do Riacho, começou no período colonial com a passagem de bandeirantes que pararam para descansar nas margens de um riacho nominando o lugar de Riacho Fundo como referência daquela rota.
Em 1744 o Sargento-mor Antônio Ferreira de Aguiar e Sá toma posse da fazenda Riacho Fundo, região que pertencia a comarca de Serro Frio.
O Sargento Antônio e outros que foram se fixando na região se dedicaram a agropecuária provocaram o interesse de outros pela região, que em 1759, a partir de doações de terrenos de fazendeiros locais construíram a capela dedicada a Santo Antônio e, em seu entorno, começou a se desenvolver o povoado de Santo Antônio do Riacho Fundo.
Em 1866 o povoado de Riacho Fundo se eleva a distrito de Conceição de Mato Dentro.
Com o desenvolvimento da região vários povoados, por interesses políticos e influencia religiosa, foram se desmembrando formando novos municípios fazendo várias transferências de jurisdição do povoado de Santo Antônio do Riacho Fundo, alterando seu nome para Riacho Fundo em 1923.
Em 30 de dezembro de 1962 se desmembra de Jaboticatubas para se elevar a município com o nome de Santana do Riacho.
Hoje, março de 2024, o município de Santana do Riacho conta com uma população se aproximando de 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 677,207 Km², em altitude de 750m e é banhado pelos rios Cipó e Parauninha que pertencem a Bacia do Rio São Francisco.
Os municípios que fazem divisa com o município de Santana do Riacho são: Congonhas do Norte, Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Baldim e Santana do Pirapama.
A base da economia de Santana do Riacho é a prestação de serviços, o turismo e o comércio que começa a ganhar forças principalmente em seu distrito de Serra do Cipó, antiga vila do Cardeal Mota.
O distrito da Serra do Cipó também é o ponto de maior concentração do turismo do município de Santana do Riacho. É uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó com excelente estrutura comercial, hoteleira, restaurantes e camping.
As festas populares, feiras e manifestações religiosas são tradicionais e atraem muitos visitantes para seus desfiles, feiras e shows com barraquinhas de comidas típicas e artesanato.
O Juquinha foi um amável andarilho que viveu e morreu na região colhendo flores e mudas para doar aos turistas que visitavam a região. Se tornou parte da história da Serra do Cipó e personagem de alguns mitos e lendas contadas na região.
A artista Plástica Virgínia Ferreira, a pedido das prefeituras de Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro, produziu uma estátua de 3m de altura a partir de uma foto de José de Araújo para ser exposta na divisa dos três municípios, a margem da MG 010.
O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.




