Passos, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Passos, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Passos na região Sudoeste de Minas Gerais, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Passos é feito pela rodovia MG 050 entre as cidades de Itaú de Minas e São José da Barra, ou pela BR 146 entre as cidades de São João Batista do Glória e Bom Jesus da Penha e está a 348 Km da capital Belo Horizonte.

O arraial da Capoeira, que deu origem a cidade de Passos, começou a se formar nos sertões de Jacuí, em uma densa capoeira, tipo de vegetação que se desenvolve naturalmente em áreas desmatadas.

Os primeiros desbravadores a se instalar onde se formou o povoado da Capoeira foram os alferes João Pimenta de Abreu e seus familiares atraídos pela qualidade das terras e interesse em explorar o ouro nas margens do rio Grande.

Nas trilhas abertas por bandeirantes paulistas, garimpeiros e comitivas que se dirigiam para áreas mineradoras no centro da capitania de Minas eram criados pontos de apoio para descanso e reabastecimento dos viajantes e um deles foi o que deu origem ao povoado da Capoeira.

O Alferes João Pimenta teve a iniciativa de construir uma capela, dedicada ao Senhor Bom Jesus dos Passos, para cumprir uma promessa por suas conquistas e oficializar a criação do povoado da Capoeira.

Em 1823 o povoado já com muitas casas, chegaram Domingos Vieira de Souza e Joaquim Lopes da Silva e estabeleceram suas fazendas contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do então Arraial da Capoeira.

A classificação de Povoado, Freguesia, Vila e Município entre outros eram terminologias adotadas por influencias políticas e religiosas onde a quantidade de habitantes e o tamanho da capela ou igreja definiam sua classificação.

Neste caso e quase sempre, os veículos oficiais que uso em minhas pesquisas deixam dúvidas por divergências na cronologia e personagens me fazendo resumir pelos textos pesquisados onde acontecem redundância.

O Arraial da Capoeira se elevou a distrito de Jacuí com o nome de Senhor Bom Jesus dos Passos.

Em 9 de outubro 1848 se desmembra de Jacuí para se elevar a Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Em 1850 a Vila Formosa do Senhor Bom Jesus dos Passos se eleva a categoria de cidade com o nome de Passos.

Hoje, setembro de 2024, o município de Passos conta com uma população de aproximadamente 116.000 habitantes, com um domínio territorial de 1.339,199Km², em altitude de 745m e é banhado por rios, córregos e ribeirões afluentes do Rio Grande que pertencem a bacia do Rio Paraná.

Os municípios que fazem divisa com o município de Passos são: Delfinópolis, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Jacuí, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas e Cássia.

A base da economia do município de Passos é a agropecuária e prestação de serviços.

As terras do município de excelente qualidade e recurso hídrico abundante é ocupada por pastagens, produção de frutas, hortaliças e cereais. Na pecuária o gado de corte e leite assim como a avicultura são protagonistas no setor do agronegócio.

A indústria de confecção e móveis também contribuem significativamente na receita do município.

Passos é uma cidade polo do sudoeste mineiro e é referencia no turismo regional como Portal do Circuito Turístico Nascentes das Gerais pela proximidade com a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. No município, o Porto no Lago do Peixoto, no rio Grande, com bares e restaurantes, atrai muitos visitantes para a pesca e esportes náuticos.

O patrimônio histórico de Passos é rico em edificações, igrejas, Museus, Casa de Cultura entre outros.

Falar e mostrar a bela e desenvolvida cidade de Passos é muito bom, mas estar lá é melhor ainda, seja para se divertir, morar ou quem sabe até investir.