Indianópolis, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Indianópolis, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Indianópolis no Triangulo Mineiro, filmado nas ruas, estradas rurais, rodovias de acesso, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes históricos, mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

O acesso a cidade de Indianópolis é feito pela rodovia BR 365, entre os trevos das cidades de Romaria e Uberlândia, com mais 18Km em asfalto até a cidade. Outra opção é pela BR 452 entre os trevos das cidades de Nova Ponte e Uberlândia com mais 7 Km em estrada de terra, até a balsa (R$40,00), uma travessia que é uma ótima opção de passeio seguro, com um panorama incrível do lago da represa de Miranda no Rio Araguari, com mais 4 Km em asfalto até a cidade de Indianópolis, que está a 534 Km da Capital Belo Horizonte.

As histórias contadas sobre a origem dos municípios em Minas, na realidade são bem mais ricas em livros de historiadores que abordam os detalhes da ambição dos exploradores desde o ciclo do ouro, a disputa de terras com povos originários, o tratamento recebido por escravos e as divergências de interesses políticos até a formação dos municípios, mas temos a consciência de que cada lado tem a sua verdade, por isso optamos em fazer resumos “históricos” imparciais. 

A origem do município de Indianópolis se deu pela formação de um povoado, fundado em 1750 pelo coronel Antônio Pires de Campos, conhecido inicialmente por Aldeia de Santana do Rio das Velhas, com o domínio de jesuítas para catequização dos povos originários Caiapós. A aldeia foi atacada por índios Bororós expulsando os jesuítas que mais tarde foram expulsos por fazendeiros da região.

Em 1819 o povoado ocupado por índios catequisados e algumas famílias de colonos começou a se desenvolver de forma desordenada nas margens de um riacho que desaguava no Rio da Velhas, hoje rio Araguari. O povoado foi se desenvolvendo com a chegada de novas famílias para prestar serviços nas fazendas da região e comerciantes para atender as demandas dos habitantes.

Em 1923 se elevou a distrito de Araguari com o nome de Santana do Rio das Velhas.

Em 17 de dezembro de 1938 se desmembrou de Araguari para se elevar a município com o nome de Indianópolis.

Hoje, agosto de 2024, o município de Indianópolis conta com uma população se aproximando de 7.000 habitantes, com um domínio territorial de 833,870Km², em altitude de 849m e é banhado por rios e córregos que desaguam no rio Araguari, que pertencem a bacia do rio Paranaíba.

Os municípios que fazem divisa com o município de Indianópolis são: Estrela do Sul, Nova Ponte, Uberaba, Uberlândia e Araguari.

A base da economia do município de Indianópolis é a agropecuária e prestação de serviços. O café é a cereja do bolo na arrecadação do município movimentando as atividades do agronegócio desde a mão de obra do manejo e colheita das lavoras, comércio e manutenção de máquinas agrícolas, seca, seleção, armazenamento e comercialização de safras, além de assistência técnica e consultorias.

O município também é um grande produtor de grãos, tubérculos, carne e leite que utilizam de tecnologias de ponta para colher resultados com grande produtividade e qualidade dos seus produtos.

O turismo em Indianópolis tem o potencial incalculável por suas belezas naturais, sua história e a iniciativa de um povo hospitaleiro e prestativo para organizar suas festas populares e comemorações religiosas.