Alvorada de Minas, MG

Cidade para passear, morar e investir.

Alvorada de Minas, MG – Cidade para passear, morar e investir.

O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Alvorada de Minas, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.

Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.

O Acesso a cidade de Alvorada de Minas é feito pela rodovia MG 010 passando pelo distrito de itapanhoacanga.

O povoado que deu origem a cidade de Alvorada de Minas se chamava Rio do Peixe e estava ligado as atividades mineradoras de Serro Frio.

Itapanhoacanga, hoje distrito de Alvorada de Minas, foi um dos maiores produtores de ouro de Serro Frio e João Simões, em 1746, um comerciante local da época, era um dos homens mais ricos da Capitania de Minas Gerais.

O crescimento do povoado do Rio do Peixe, foi lento pela influência e proximidade de Serro Frio, mas em 1891 foi elevado a distrito com o nome de Santo Antônio do Rio do Peixe subordinado ao município de Serro.

Em 30 de dezembro de 1962 se desmembrou de Serro para se elevar a município com o nome de Alvorada de Minas.

O nome Alvorada de Minas foi inspirado na conquista politica da elevação a município como um marco de recomeço, “Alvorecer”.

Hoje, março de 2024, o município de Alvorada de Minas conta com uma população se aproximando de 5.000 habitantes, com um domínio territorial de 374,910 Km², em altitude de 657m e é banhado pelo rio do Peixe que pertencem a Bacia do Rio Doce.

Os municípios que fazem divisa com o município de Alvorada de Minas são: Sabinópolis, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Serro.

 

A base da economia de Alvorada de Minas é a mineração, agropecuária, prestação de serviços e turismo.

A mineração voltou a explorar o minério de ferro no distrito de itapanhoacanga e a jazida se estende do distrito de São Sebastião do Bonsucesso, conhecido como SAPO até as proximidades do município do Serro.

O turismo oferece além da igreja de São José, tombada pelo IPHAN, como um exemplar da arte barroca cuja construção começou em 1746, com pinturas assinadas por Manoel Antônio de Faria e outros discípulos do mestre Ataíde.

O município faz parte do circuito da Estrada Real e tem muitos atrativos como o rio Landim de águas cristalinas, rio Campina e tanque do Carumbé.

As festas populares, feiras e manifestações religiosas também são muito bem frequentadas, com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanato.

O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.

Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.