Senhora do Porto, MG
Cidade para passear, morar e investir.
Senhora do Porto, MG – Cidade para passear, morar e investir.
O Canal NAECO apresenta neste vídeo o município de Senhora do Porto, filmado em solo, voo panorâmico com drone, narrado, com detalhes por mapa ilustrando referências geográficas, população e recursos econômicos.
Vamos postar todas as 853 cidades mineiras e esperamos que o conteúdo de cada postagem possa servir como entretenimento ou ajuda se você estiver procurando um lugar para passear, morar ou investir.
A região onde é hoje a cidade de Senhora do Porto teve como primeiros moradores um padre e um português que vieram da cidade do Serro, em 1750, a procura de ouro e pedras preciosas, resolvendo se fixar atraídos também pelas terras férteis, construindo um rancho e uma capela ao lado. O lugar era rota de passagens entre as cidades produtoras de ouro e diamantes se tornando parada de tropeiros e exploradores para descanso, mas alguns ficavam se identificando com o lugar, construindo suas casas ao redor da capela iniciando a formação de um povoado que pertencia a Conceição do Mato Dentro.
Em 1923 se eleva a distrito de Guanhães com o nome Porto de Guanhães
Em 1938 o distrito de Porto de Guanhães altera seu nome para Senhora do Porto e é transferido para Dom Joaquim.
Em 12 de dezembro de 1953 se desmembra de Dom Joaquim para se elevar a município.
Hoje, fevereiro de 2024, o município de Senhora do Porto conta com uma população se aproximando de 4.000 habitantes, com um domínio territorial de 382,256 Km², em altitude de 700m e é banhado pelo rio Guanhães que pertence a Bacia do Rio Doce.
Os municípios que fazem divisa com o município de Senhora do Porto são: Guanhães, Dores de Guanhães, Carmésia, Dom Joaquim e Sabinópolis.
A agropecuária e prestação de serviços são as bases da economia de Senhora do Porto que também é um atrativo turístico por fazer parte do Caminho dos Diamantes e de um dos trechos secundários da Estrada Real.
As festas populares, feiras e manifestações religiosas são bem frequentadas com shows, barraquinhas de comidas típicas e artesanato.
O canal NAECO faz as apresentações das cidades mineiras inicialmente como entretenimento educativo. Sabemos e reconhecemos o potencial de cada cidade, todas com muito mais para ser mostrado em um documentário detalhado para o qual nos oferecemos para produzir, sob patrocínio.
Se você quiser sugerir ou corrigir qualquer informação nesta postagem faça nos comentários abaixo, você pode inclusive comentar sobre os eventos da sua cidade, sua pousada, restaurante, serviços ou produtos, sem nenhum custo, facilitando assim as pesquisas dos nossos espectadores que pretendem visitar a sua cidade.